Filtrar

    Leilão de chácara da rua S. Clemente, n. 89, 1862

    Leilão de chácara da rua S. Clemente, n. 89, 1862

     

    Participação

    Segunda-feira, 20 de janeiro de 1862
    As 10 ½ horas

    Leilão

    da magnífica, espaçosa e bem plantada chácara da rua de S. Clemente, n. 89, tendo de frente 225 palmos com 1.572 de fundo, toda murada de pedra e cal com duas frentes para a rua de S. Clemente e S. Joaquim, tendo nesta de frente 180 palmos. Palacete para numerosa família de tratamento, com capela para missa cocheira, estrebaria, quartos independentes para criados e escravos e superior e grande cozinha toda ladrilhada de azulejos, magnífico fogão de nova invenção, quarto bem ladrilhado para banho com torneira de água quente e fria. Com três ricos portões de ferro e gradil com pilastras e relevos, capim para 12 animais todo o ano, horta e ruas espaçosas, dois tanques com ricos e elegantes repuxos de mármore fino cercados de sofás do mesmo, lindos caramanchões com sofás de azulejo e mármore, tanque de superior cantaria para lavar com encanamento de salutífera água da melhor nascente, que superabunda em 14 Bicas, algumas com lindas e pitorescas cascatas de azulejos e conchas com assentos de mármore. Jardins com colunas e magníficos arvoredos escolhidos. Excelente e lindíssimo pomar com muitos e delicados arvoredos frutíferos da Europa, a Ásia, África e América, como: fruta de pão alixia, sapotis, carambolas, pêssegos do Maranhão, cerejas do Rio Grande, amoreiras, jabuticabas, grumixamas, ameixas pretas do Pará, cabeludas da Índia, ingás, frutas do Conde, ameixas da Europa, cerejas, peras, maçãs e limões doces, ditos galegos, grandes azedos, ditos ditos pequenos, limas de umbigo e da pérsia, laranjas do Natal e da Bahia e seletas, e de muitas outras diferentes qualidades, tangerinas, longanas, mangas, cambucás, abacates, louro, araçazeiros, cânfora, cravo da Índia, oliveiras, coqueiros, pessegueiros, grandes jaqueiras, damascos, romãs, figueiras, abacaxis do Pará, ananases, cambuís e Pinheiros. Muitas latadas de ferro e cantaria com superiores parreiras, bananeiras de diversas qualidades, lindas Palmeiras imperiais, etc, etc. Esta linda chácaras será vendida junta ou em 2 lotes, dividindo-se pelo meio. O primeiro lote conterá o palacete e frente para rua de S. Clemente, e o segundo lote contém o portão e gradil de ferro com pilastras e frente para a rua S. Joaquim, onde já tem alicerces de cantaria superior: tocando a este lote um rico tanque com repuxo de mármore cercado de sofás do mesmo, pilastras com figuras de louça, duas lindas cascatas com torneiras de água e assentos de mármore, o que tudo será vendido à vontade dos Srs. pretendentes. Igualmente serão vendidos uma elegante coleção de móveis e mais artigos que guarnecem o dito palacete.

    Ampla domus nobilis, habeas magnifica quantitate superiobus agris, toti proestantibus copie aquae bibendo, et plurimi arbores fructuarii melioris loei, proxime istius urbis, et ornamenta optima voce preconis subjicere,

    Manoel de Oliveira e Sá

    sucessor de

    A. Lawrie

    Honrado com a confiança do Ilmo. Sr. Carlos Joaquim Máximo Pereira venderá em leilão, segunda-feira, 20 de janeiro de 1862, por conta e ordem do mesmo illmo. Sr., a linda chácara, bem plantada, com lindo palacete, abundante água e mais dimensões acima declaradas, tornando-se recomendável nosso só em atenção local como uma boa construção e esmerado gosto, o que só visto pode ser devidamente apreciado.

    Igualmente será vendida uma elegante coleção de ricos moveis de mogno, érable e xarão, contendo rica mobília de mogno estofado, ótimo piano, espelhos franceses, quadro a óleo, enfeites de cima de mesa, ria mobília de quarto de dormir de érable, contendo: rica cama francesa, mesa de cabeceira, excelente lavatório e toilette de dito, guarda-vestidos de dito, dito de mogno, guarda-roupa de dito, mesa elástica, aparadores, cadeiras francesas, mesas, sofás e cadeiras francesas, mesas, sofás e cadeiras diversas, divans estofados, poltronas, cristais finos, porcelanas, prata de lei em obra, vinhos, bateria de cobre para cozinha, caleche, arreios, selins, e duas parelhas de bestas, etc.

    Uma folha avulsa distribuída com o JORNAL, amanhã, melhor informará os lotes deste genuíno leilão.

     

     

    Fonte: Jornal do Commercio,ed. 19, 19 de janeiro,1862, p. 2  <http://memoria.bn.gov.br/DocReader/364568_05/3188>

    Coordenação: Ana Pessoa

    Pesquisa e edição: Douglas Fasolato, 2024

     

     

    ttt
    PTCD/EAT-HAT/11229/2009

    Please publish modules in offcanvas position.