Filter

    Paço dos Alcaides de Castelo Branco, 1508

    Paço dos Alcaides de Castelo Branco, 1508
    Portugal
    XVI

     

         

    Vistas e pormenores do Paço dos Alcaides de Castelo Branco , (c.1508)

    Desenho de Duarte Darmas, in Livro das Fortalezas, (c. 1508) fl.51v-52, 52v-53

    Imagem cedida pelo IAN/TT

     

      

    Planta do Paço dos Alcaides de Castelo Branco , (c.1508)

    Desenho de Duarte Darmas, in Livro das Fortalezas, (c. 1508) fl.118,

    Imagem cedida pelo IAN/TT

     

     

    Nota:

    Esta planta apresenta vários aspectos de particular relevo para a história da arquitectura doméstica em Portugal.  Na legenda referente ao paço o autor assinala de forma evidente a “varanda”, palavra que faz o seu aparecimento na lingua portuguesa neste período. Por outro lado, esta varanda aparece em destaque na vista de Castelo Branco marcando de forma emblemática o Paço dos Alcaides desta cidade.

    Acresce a estes dados, o facto do Paço dos Alcaides de Castelo Branco  ter sido inventariado, no ano de 1505, sendo a sua descrição integrada no Tombo da Ordem de Cristo. Digno de nota esta descrição faz um levantamento da casa por compartimento descriminando o comprimento e largura de cada espaço, permitindo um estudo comparado com a planta e as vista realizadas por Duarte Darmas .

     

    DESCRIÇÃO DO PAÇO DOS ALCAIDES DE CASTELO Branco, em 1505

    In Tombo da Ordem de Cristo, Lisboa, Centro de Estudos Medievais, vol.5, Lisboa, 2009,p.242

    “tem primeiramente há dicta hordem na dicta villa de castel branco huus paaços que estam junto da egreja de santa maria. E som nesta maneira

    antre há oussia da dicta egreia e ho muro da çerca estaa huu grande portal de pedraria com suas portas bem obrado e logo huu reçibimento que leua de longo xxxij varas de medir e xx de largo e tem aa entrada logo aa mãao direita huua casa noua pera estrebaria. has paredes de pedra e barro bem madeirada e cuberta de telha noua. com seu portal nouo de pedraria e bõoas portas. Leua oito uaras de longo e cinquo de largo.

    da outra parte da mãao seestra tem huua çisterna. Que se enche da agua do telhado da dicta egreja.

    defronte da dicta entrada estaa logo huu alpendere sobre quatro arcos de pedraria mujto bem obrados e sobre elles huua varanda.

    debaixo da dicta uaranda tem logo huua logea sobre que uay há sala e serue de estrebaria com suas manjadoiras que tem noue uaras de longo e quatro de largo. e estaa nella huu portal pequeno na parede do muro contra ho norte a que chamam há porta porta da treiçom

    outra logea junto desta. seis uaras de longo e quatro de largo.

    outra logea junto desta que leua tres uaras e meya de longo e outro tanto de largo. estas logeas tem suas portas ho dito alpendere.

    aa mãao seestrado dito reçebimento tem huua escaada de pedraria muito bem obrada em que haa xxviij degraaos com seu mainel de pedraria debruado e dous tauoleiros huu ao pee e outro no çimo da dicta escaada.

    aa entrada dos dictos paaços tem logo ha dicta varanda forrada d oliuel de castanho sobre has asnas armada sobre colunas de pedra com su peitoril de pedraria bem obrado e tem huu repartimento de huua meya parede com sua porta fechada e ho repartimento de huua meya parede com sua porta fechada e ho repartimento  he sobre moçiço lageado. honde dentro nelle estaa fecto huu aljube com sua porta d alcapõoe de pedra. e leua esta varanda de comprido xvij varas demedir

    logo nesta entrada aa mãao seestra da dicta varanda tem huua casa terrea bem madeirada e cuberta de telha uaa e nella huua fornalha. e serue de cozinha.

    tem logo huua salla forrada d oliuel de madeira de castanho sobre has asnas com suas traues forradas e seus alizeres e cachorros d arredor e tem a huu canto huua chaminee de pedraria e tres grandes janellas com suas portas. huua pera ha dita varanda ferrada com rede de ferro e duas que uam contra ho norte. Huua d asentos e outra com peitoril de ferros e leua dez uaras de longo e seis de largo:

    mais adiante tem huua camera oliuellada do meesmo theor da salla e nella outra tal chaminee e duas janellas d assentos huua ao norte e outra ao abrego ferrada de rede sobre ha varanda. Com suas portas bõoas. Leua sete uaras de longo e seis varas de largo.

    mais adiante tem huua guarda roupa oliuelada do meesmo theor e com outra tal chaminee de pedraria e duas janelas d assentos huua ao norte e outra de cruz ao leuante. com suas portas bõoas. leua noue uaras de longo e iiij de largo

    Esta casa estaa feita em huua torre do muro

    Em esta casa estaa huua escaada de madeira per que deçem a huua camera que debaixo della estaa argamassada sobre moçiço. muito bem madeirada. e nella huua janella d asentos com huus ferros muijto bem obrados e bõoas portas. leua quatro uaras de longo e tres e meya de largo:

    aa mãao direita da dicta guarda roupa. vay huua camera forrada d olieul da sobredicta maneira e tem duas janellas d assentos. huua ao levante e outra ao abrego sobre ho reçebimento com suas portas bõoas e tem huua chaminee de tijollo.leua çinquo uaras de longo e quatro e meya de largo e tem huua porta pera ha uaranda e huua escaada que vay a huu sotom. Ho qual sotom he de tres varas e meya de longo e d outras tantas de largo:

    Estes paaços estam sobre ho muro. e has paredes delles som todas de pedraria laurada com suas juntas feitas de cal. e todollos portaaes som de pedraria e tem muj bõoas portas e bem fechadas. e de todo bem repairados.

    a huu canto da dicta salla estaa huua escaada de pedraria de çinquo degraaos com seu portal e portas bõoas que uay pera ho muro e pello dicto muro vay huu corredor que ora se guarnece d ameas de nouo de huu cabo e do outro e vay teer a huua torre grande e forte que no canto do dicto muro estaa e chama se ha torre aluarrãa e tem huu sobrado e he forrada d oliuel e cuberta de telha.

    antre há dicta torre. egreja. paacos e muro vay huu grande chãao com xx aruores de fruito e leua de longo xxvij braças de craueira e xvij de largo

    Em poder de dieg aluarez almoxarife estaa huua grade de ferro feita em rede que ficou dos ditos paacos e huu ferrolho com sua fechadura…”

     

     

    Bibliografia

    Tombo da Ordem de Cristo, Lisboa, Centro de Estudos Medievais, vol.5, Lisboa, 2009, pp.241-244

     

    Obsevações

    Coordenação e texto. Helder Carita, 2019

     

    ttt
    PTCD/EAT-HAT/11229/2009

    Please publish modules in offcanvas position.