Filtrar

    Casa do Dr. Oswaldo Cruz

    Casa do Dr. Oswaldo Cruz
    Brasil
    XX

    Autor / Mestre / Construtor

    Luiz Moraes Jr. (1867–1955)

    Heitor de Mello (1875–1920)

     

     

    Projeto para a residência da Praia de Botafogo, nº 406 e 412. Autoria de Luiz Moraes Jr., 1913.

    Fonte: Acervo Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.

    Desenhos técnicos relativos ao projeto para a residência da família Cruz na Praia de Botafogo, contendo cinco plantas baixas, considerando três pavimentos da casa e mais dois pavimentos da torre, quatro fachadas, três cortes e detalhe do portão de entrada do jardim.

     

    Projeto submetido à prefeitura para a construção de um prédio na Praia de Botafogo nº 406 a 412 de propriedade do Dr. Oswaldo Cruz. Autoria de Heitor de Mello, 1915.

    Fonte: Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro.

    Três plantas baixas, duas elevações e dois cortes, todos relativos à casa da Praia de Botafogo, desenhos assinados pelo arquiteto Heitor de Melo em 1915.

     

     

    Nota

    A casa pertenceu a Oswaldo Gonçalves Cruz (1872-1917), médico e cientista, reconhecido pelo importante trabalho como sanitarista. Foi construída nos lotes 406 e 412 da Praia de Botafogo, no encontro com a atual rua Prof. Alfredo Gomes, adquiridos pelo médico em 1912, conforme consta na escritura de compra e venda. Foram identificados dois conjuntos de plantas relacionadas a residência. O primeiro é composto por desenhos técnicos assinados pelo arquiteto Luis Moraes Jr.(1867-1955) em 1913, acervo da Casa de Oswaldo Cruz/ Fiocruz. E o segundo conjunto foi apresentado à Prefeitura Municipal como parte do processo de solicitação da obra em 1915, assinado pelo arquiteto Heitor de Mello (1875–1920). Nesses desenhos é possível observar algumas mudanças em relação ao primeiro projeto, incluindo alteração nos vãos das fachadas, na platibanda e na distribuição do programa interno. 

    A documentação da casa é complementada por um memorial para a construção onde são especificadas cada etapa da empreitada, com detalhes estruturais e materiais de acabamento.

    Luis Moraes Jr. projetou, além da residência de Oswaldo Cruz, o edifício para abrigar o Instituto Soroterápico Federal, atualmente conhecido como Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), na Zona Norte da cidade. Os projetos guardam semelhanças sendo a mais evidente a presença da torre, que no projeto da casa vai ser o ponto de destaque na lateral direita da fachada principal, enquanto que no Pavilhão Mourisco a torre está inserida na fachada posterior; é possível também fazer alusão a esse volume observando as torres presentes na cobertura.

    Heitor de Mello teve importante produção entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX, construindo edifícios de grande destaque como a sede do Derby Club (no centro), Castelinho do Flamengo e o Palácio Pedro Ernesto, da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Foi professor da Escola Nacional de Belas Artes da Universidade do Brasil, 

     

     

    Bibliografia

    Biblioteca Virtual Oswaldo Cruz. Em família. Disponível em: <https://oswaldocruz.fiocruz.br/index.php/biografia/vida-pessoal/em-familia>. Acesso em 17 nov. 2023.

    Portal Fiocruz. A trajetória do médico dedicado à ciência. Disponível em: <https://portal.fiocruz.br/trajetoria-do-medico-dedicado-ciencia>. Acesso em 17 nov. 2023.

    SANTOS, Ricardo; VIEIRA, Felipe; LOURENÇO, Francisco. O “Dr. Photographo” Oswaldo Cruz. Biblioteca Nacional. Brasiliana Fotográfica. Disponível em: <https://brasilianafotografica.bn.gov.br/?p=34024>. Acesso em 17 nov. 2023.

     

     

    Observações

    Coordenação: Ana Pessoa (FCRB), 2023

    Pesquisa e colaboração: Renato Gama-Rosa (Fiocruz), Ana Lúcia Vieira dos Santos

    Pesquisa e edição: Andreza Baptista (PCTCC/FCRB).

     

    ttt
    PTCD/EAT-HAT/11229/2009

    Please publish modules in offcanvas position.