Planta da Quinta de São Pedro, Pragal, 1803
Planta da Quinta do Ill.mo e Ex.mo Snr. Principal de Sousa sita no lugar do Pragal, termo da vila de Almada levantada em Setembro de 1803 Dedicada a Ill. ma e Ex.ma D. Marianna de Sousa Coutinho por seu respectuoso e obrigadíssimo creado M.J.N.G. Reduzida do original e calculada por M.M.F.
ANTT – Condes de Linhares, Mç. 100, Doc. 35
Imagem cedida pelo IAN/TT
Planta esquemática com o programa interior da Quinta do Pragal
ANTT – Condes de Linhares, Mç. 100, Doc. 35, A, Av
Imagem cedida pelo IAN/TT
Legenda -1. Portão – 2. Entrada, pátio – 3 – escada exterior com alpendre e pequena varanda – 4 – corredor – 5 – Salinha bilhar – 6 sala, 5 janelas – 7 passagem para a casa de jantar 8 – casa de jantar 9 – gabinete de meu pae (pequena livraria), 10 quarto da minha filha (?), 11 – Escadas para o quarto das criadas – 12 o meu quarto – 13 pequena sala onde me vestia – 14 – quarto de meus pães – capella – 16 – pequenas tribunas – 17 quarto do mano Rodrigo e da mana – 18 casa de passagem e de entrada – Quarto para hospedes – 20 copa casa de jantar dos criados, escada para o quarto das manas – 21 Fonte em frente do portão -22 lagar – adega – 24 – poço – 25 jardim exterior – 26 entrada para a capella
Nota:
Nos seus vários significados este levantamento adquire particular importância dado apresentar-se como uma planta de uma quinta com a distribuição das áreas de cultivo como vinha, horta, pomas e lavoura e assinalando a casa principal representada com todo o seu programa de distribuição interior. Esta planta articula-se com outra mais esquemática, mas onde é representada a planta do piso nobre neste caso acompanhada de uma legenda com a nomenclatura descritiva dos espaços interiores. Este pormenor permite-nos acesso a um programa interior de uma casa nobre dos finais do século XVIII, facto raro na história da casa senhorial.
Sobre a história da quinta sabemos ter pertencido a D. José António de Meneses e Sousa Coutinho, diácono da Igreja Patriacal de Lisboa e membro do Conselho de Regência do Reino que governou Portugal durante a ausência da corte no Brasil. A propriedade conhecida por Quinta de São Pedro foi doada pelo Principal de Sousa a suas irmãs D. Mariana e Maria Balbina de Sousa Coutinho e daqui a dedicatória da legenda da planta.
Bibliografia
Almada na História -Boletim de Fontes Documentais, Almada, CM de Almada, nº27-28, 2014, pp.40-42
Observações
Coordenação e texto - Helder Carita, 2019