Nota
A planta do Paço dos Alcaides de Mértola incluída no conhecido Livro de Duarte Darmas ganha um significado muito particular ao poder ser estudada com a descrição deste paço incluída no Tombo da ordem de Santiago. Digno de nota é a referência a um “sotam” situado por baixo da salla e não em cima, como hoje o entendemos.
Incluímos a descrição em sequência:
DESCRIÇÃO DO PAÇO DOS ALCAIDE MOR EM MÉRTLOA, 1515
In As Comendas de Mértola e Alcadaria Ruiva: as visitações e o tombo de santiago (1482-1607) Mértola, campo Arqueológico de Mertola, 1996, pp.83
“Item as casas em que o dicto Alcaide moor Viue sã[o] estas scilicet huua salla que tem huua escada de tijolo mujto bõoa que Vay do terreiro pera ella a quall casa tem as paredes de pedra E caall E he cuberta de telha Vãa E tem huua chemjnee E huua genella com grades de ferro pera o terreiro E outra de pedrarja pera fora contra o ponemte.
E desta salla Vay huua porta pera duas câmaras que estam pegadas com a torre da menajem que sam forradas de pinho com suas Janellas E huua dellas E as paredes de pedra E caal.
E debaixo destas camaras estaa outra casa d’ antre solho. E huum sotam.
E da outra parte da salla estaa huua casa do andar della d’ amtre solho E outra em cima forrada de cortiça E debaixo destas huum sotam do quall Vay hua nporta pera a porta da treiçam E os telhados sam todos bem cimtados de caall com seus aljazores E Rebocadas E cayadas bem as ditas paredes.
As quães casas o dicto alcaide moor fez todas de novo. Pera as quães el Rej dom joham meu senhor que deus aja lhe deu çinquoenta mjll reaes E dous giros de serujntia do termo da villa per seu mandado.
Jtem Há mais no dito castello outras casas térreas de serujr pequenas scilicet hua cozinha E pegada com ella huua casa pequena E mais outra casa do mesmo theor E jumto da escada da sala estaa hua cisterna boa E bem Repairada”.
Bibliografia :
As Comendas de Mértola e Alcadaria Ruiva: as visitações e o tombo de santiago (1482-1607) Mértola, campo Arqueológico de Mertola, 1996, pp.83
Observações
Coordenação e texto. Helder Carita, 2019