Planta do Palácio do Corte Real / Marqueses de Castelo Rodrigo
Planta do plano nobre do Palácio dito da Corte Real, antiga Praça do Corpo Santo. Segunda Metade do Século XVIII, Portuguesa. Papel branco 362 X 524 mm. Tinta-da-china. Fil. Contramarca do fabricante D & C BLAUW, segunda metade do século XVIII.
Biblioteca Nacional de Portugal, Iconografia - D.149A.
Fachada e Pormenor
Elevação principal do Palácio da Corte Real, oposta ao Poente. Segunda Metade do Século XVIII, Portuguesa. Papel branco 530 X 358 mm. Tinta-da-china e aguadas. Fil. Contramarca do fabricante D & C BLAUW, segunda metade do século XVIII.
Biblioteca Nacional de Portugal, Iconografia - D.150 A.
Nota
Pela marca de água do papel, o desenho é da segunda metade do século XVIII donde posterior ao terramoto que arruinou o edifício. A partir deste dado podemos concluir que o alçado e planta estarão ligados a uma tentativa de restaurar o edifício O alçado mostra o acrescento de um último piso que corresponde às grandes obras do palácio quando passou a habitação oficial do Infante D. Pedro, futuro D. Pedro II. Esta passagem corresponde, por sua vez, à expropriação do edifício aos Marqueses de Castelo Rodrigo após 1640 pelo seu apoio à causa dos Filipes de Espanha.
Bibliografia
Carvalho, A. Aires de, Catálogo da Colecção de Desenhos. Lisboa, BN de Portugal, 1977, n. 631.