Filtrar

    Baronesa do Rio Negro, 1927

    Baronesa do Rio Negro, 1927
    Brasil
    XX

    Inventário da baronesa do Rio Negro, 1927.

    Fonte: Museu da Justiça – Centro Cultural do Poder Judiciário. Coleção Processos da Nobreza Brasileira, Acervo Textual. Mídia AP_019574_V1. Disponível em: <http://www4.tjrj.jus.br/acervo/asp/prima-pdf.asp?codigoMidia=6461&nomeArquivo=AP%5F019574%5FV1>. Acesso em: 04 abr. 2021.

     

    [fl. 08v] [...] Descripção de bens, como se segue:

    Aos quatro de maio de 1927, nesta cidade de Petropolis, em meu cartorio compareceu o Dr. Francisco Teixeira Leite Guimarães inventariante do espolio da finada D. Emilia Gabriella Teixeira Leite de Carvalho e por elle me foi dito que os bens da de cujus, são os seguintes:

    No Rio de Janeiro 

    1º Predio á rua Benjamin Constant nº 24

    2º Predio á mesma rua [fl. 09] sob o numero 26, ambos no Cattete.

    3º Predio á rua do Lavradio nº 151

    4º Um terreno á rua Macedo Sobrinho, em Botafogo, lote, na planta nº 39, com 11,00 metros de testada e contigua do ultimo predio e edificado nº 74

    O predio da rua do Lavradio nº 151, foi ha muito annos conjurado pela inventariada a sua filha D. Francisca de Carvalho Rio Negro, que recebeo o preço da venda, fez entrega do predio a de cujus que tem recebido os respectivos rendimentos e que entretanto não foi passada a escriptura. [...]

    [fl. 28] [...] Avaliação - fls. 26.

    Laudo de avaliação de bens a que se refere a carta precatoria vinda do Juizo de Direito da Comarca de Petropolis, Estado do Rio de Janeiro, é requerimento do Doutor [fl. 28v] Doutor Francisco Teixeira Leite Guimarães, nos termos e forma abaixo: 

    - Predio de sobrado sito á rua do Lavradio numero cento e cincoenta e um, freguesia de Santo Antonio edificado em frente da rua tendo na fachada no pavimento terreo quatro janellas de peitoril e duas porta uma das quaes dá entrada independente para o sobrado no qual existe seis janellas de sacada com grade de ferro corrida, portadas de cantaria platibanda e conberto com telhas francezas. - As  divisões consistem em ambos os pavimentos em commodos para habitação forrados e assoalhados areas e corredores cimentados e dependencias ladrilhadas e no quintal tanque para lavagens. - O predio mede de frente dez metros e cincoenta centimetros por oito metros e quarenta e tris centimetros de fundos no primeiro corpo e segundo corpo e segundo corpo com novemetros e trinta centimetros de comprimento por dez metros e cincoenta centimetros de largura, e puxado com treze metros e oitenta centimetros de comprimento por dois metros e setenta e oito centimetros de largura, medindo o terreno pertencente ao predio dez metros e cincoenta centimetros de testada e de extensão, no seu maior com primento dado que termina em ponta quarenta e um metros [fl. 29] metros fechado na parte do quintal por muros e paredes visinhas, confrontando com propriedades de quem de direito. - construcção é antiga porém solida de pedra cal e tijolo com madeiras de lei em bom estado pelo que ao predio descripto com o terreno apontado damos o valor de cento e sessenta e seis contos e oitocentos mil reis. - (166:800$000) 

    - Predio de sobrado sito á rua Benjamin Constant numero vinte quatro, freguesia da Gloria, com terreno afrente dividido da rua por baldrame de pedra nua pilastras de tijolo, grade e portão de ferro, tendo na fachada dois mezzaninos gradeados, duas janellas de peitoril e uma porta, e no sobrado duas janellas de saccada com grade de ferro corrida, portadas em frizos, platibanda e coberto com telhas francezas. - As divisões consis tem em ambos os pavimentos em commodos para familia forrados e assoalhados e dependencias ladrilhadas além de uma meia agua com telhas francezas abrigando compartimento com W.C. tanque para lavagens e um pequeno quarto. O predio mede de frente seis metros e vinte cinco centimetros por seis metros e noventa centimetros de fundos e um segundo corpo com seus metros e cincoenta centime tros de comprimento por tres metros de largura, e a [fl. 29v] a meia agua já referida sete metros de comprimento por dois metros e quarenta centímetros de largura, medindo o terreno pertencente ao predio seis metros e vinte cinco centimetros de testada por vinte treis metros de extensão, fechado na parte do quintal por muro de tijolo, confrontando pela esquerda e fundos com quem de direito e pela direita com propriedade referida na presente carta precatoria. - A construcção é antiga de pedra cal e tijolo com madeiras de lei, indicando meiações, carecendo de obras e pinturas geraes, pelo que ao predio descripto com o terreno apontado damos o valor de quarenta e quatro contos de rési (44:000$000) 

    - Predio de sobrado sito á rua Benjamin Constant numero vinte seis, freguesia da Gloria, com terreno a frente dividido da rua por baldrame de pedra e cal, pilastra de tijolo frade e portão de ferro, tendo na fachada dois mezzaninos gradeados, duas janellas de peitoril e uma porta, e no sobrado duas janellas de saccada com grade de ferro, portadas em frizos, platibanda e coberto com telhas francezas. - As divisões consistem em ambos os pavimentos em commodos para familia forrados e assoalhados e dependencias ladrilhadas além de uma meia agua com telhas francezas abrigando [fl. 30] abrigando compartimentos com W.C. tanque para lavagens e um pequeno compartimentos. - O predio mede de frente seis metros e trinta centimetros por seis metros e noventa centimetros de fundos e segundo corpo com seis metros e cincoenta centimetros de comprimento por treis metros de largura, e a meia agua ja referida sete metros de comprimento por dois metros e quarenta centimetros de largura, medindo o terreno pertencente ao predio seis metros e trinta centimetros de testada por vinte treis metros de extensão, fechado na parte do quintal com muro de tijolo confrontando pela direita e fundos com quem de direito e pela esquerda com propriedades referida na presente carta precatoria. - A construcção é antiga de pedra cal e tijolo com madeiras de lei indicando meiações, carecendo de obras, pelo que ao predio descripto com o terreno apontado damos o valor de quarenta e quatro contos de reis (44:000$000) 

    - Lote de terreno baldio sito á rua Macedo Sobrinho sem placa numerica freguesia da Lagoa, junto e depois do terreno do predio numero setenta e quatro desprovido de cercas, medindo testada onze metros e de extensão quarenta e nove metros e cincoenta centimetros, confrontando pela esquerda com propriedades [fl. 30v] propriedades de quem de direito. - Ao terreno descripto que teve o numero de lote trinta e nove de planta exis tente, damos o valor de dezeseis contos de reis (16:000$000)

    [...]

    [fl. 33] página 65 Auto de avaliação

    os abaixo assignados, avaliadores da 6ª circunscripção em cumprimento as ordens do meritissimo Dr. Francisco Teixeira Leite Guimarães nesta cidade e ahi procederam a avaliação das joais, objetos de ouro e prata que lhes foram exibidas pelo mesmo senhor, inventariante do espolio da Baroneza do Rio Negro, da maneira seguinte:

    1 relogio de ouro marca R. N. | 50$000

    1 broche velho (brilhantes retirados) | 54$000

    1 broche de ouro, faltando pequenos brilhantes | 50$000

    1 cubo de ouro de face á main | 40$000

    1 pequena bolsa de ouro para moedas | 120$000

    1 par de brincos phantasia camapheo | 25$000

    1 adereço de ouro com pequenas pedras e pequenas perolas, composto de um broche e um par de brincos | 60$000

    1 broche ouro phantasia em forma de violino | 30$000

    1 par de brincos, ouro em argolas concentricas com pequenas pedras e pequenas perolas | 30$000

    1 broche de ouro em forma de parafuso | 25$000

    1 serviço para lavatorio de prata, composto de jarro e bacia, pezando [fl. 33v] pezando 4.800 grammas a 200 reis a gramma | 960$000

    119 garfos de prata, pezando 6.650 grs. a 200 rs. a gramma | 1:330$000

    86 colheres diversas pezando 4.475 grs. a 200 reis a gramma | 895$000

    68 facas grandes pezando 4.420 grs. a 200 reis a gramma | 884$000

    44 facas pequenas pezando 1.54 grs. a 200 rs. a gramma | 308$000

    1 serviço de prata, composto de 4 bules e um ass  digo dois assucareiros, pezando 4.630 grs. a 300 reis a gramma | 1:389$000

     1 bandeja (posta-pão) pezando 485 grammas a 200 rs. a gramma | 97$000

    1 bandeja em salva pezando 2.840 grammas a 300 rs. a gramma | 852$000

    Além desses objetos foram apresentados pelo mesmo senhor inventariante 6 cadeiras de couro uzadas e uma poltrona idem a que deram o valor de 500$000

    10 quadros diversos aos quaes deram o valor de 100$000 a cada um ou seja 1:000$000, perfazendo a avaliação total a somma de oito contos sessenta e noventa e nove mil reis (8:699$000). 

    [...]

     

     

    Coordenação: Ana Pessoa (FCRB), 2021

    Pesquisa arquivística e transcrição paleográfica: Andreza Baptista (PCTCC/FCRB)

    ttt
    PTCD/EAT-HAT/11229/2009

    Please publish modules in offcanvas position.