Filtrar

    Brasil Pitoresco

    Brasil Pitoresco

    Elaborado pelo fotografo francês Victor Frond (1821-1881), Brasil Pitoresco foi o primeiro livro de fotografia da América Latina, segundo Pedro Vasquez. Tinha como inovação uma extensa iconografia, com 75 litografias, baseadas em fotografias e não mais em desenhos.

    As fotografias foram produzidas por Frond, entre 1858 e 1860, que se tornaram reproduções litográficas executadas em Paris, na Maison Lemercier, por artistas como Charpentier, Aubrun e Cicéri, dentre outros. O texto do livro foi confiado ao jornalista francês Charles Ribeyrolles (1812-1860), exilado republicano como Frond.

    O livro foi editado em três volumes, com o primeiro e segundos volumes lançados em 1859. O primeiro traça um retrospecto histórico, do Descobrimento ao Segundo Império; o segundo descreve a Corte e regiões e cidades da Província do Rio de Janeiro, iniciando na baia do Rio de Janeiro. O terceiro, tem início em Campos e se expande por outras províncias para comentar aspectos econômicos e sociais, incluindo o trabalho da mão de obra escrava. 

    As litografias do álbum foram amplamente divulgadas, ganhando autonomia em relação ao livro, e se tornaram importantes testemunhos do Brasil daquele período.

     

     

    Litogravura de Eugene Ciceri (1813-1890), a partir de fotografia de Victor Frond, que integra o conjunto de para integrar a edição Brazil pitoresco: álbum de vistas, panoramas e monumentos,

     

     Bibliografia

    O fotógrafo francês Jean Victor Frond (1821 – 1881) e o “Brasil Pitoresco”. Brasiliana Fotográfica. Disponivel em <http://brasilianafotografica.bn.br/?p=3885>

    SILVA, Maria Antonia Couto da. "As litografias a partir de fotografias de Victor Frond e as imagens do Brasil no Segundo Reinado". In: Oitocentos - Arte Brasileira do Império à República, t. 2. Org.  Arthur Valle, Camila Dazzi. Rio de Janeiro: EDUR-UFRRJ/DezenoveVinte, 2010. pp. 278 a 386.

    VASQUEZ, Pedro. Fotógrafos Pioneiros no Rio de Janeiro: V. Frond, G. Leuzinger, M. Ferrez e J. Gutierrez. Rio de Janeiro: Dazibao, 1990.

    ttt
    PTCD/EAT-HAT/11229/2009

    Please publish modules in offcanvas position.