Capa, fachada do Palácio da Junqueira, vestíbulo de entrada, escadaria nobree pormenor do patamar superior
Sala de Espera, galeria e gabinete
Sala das Colunas e Sala Verde
Sala Luis XIV ou Sala Amarela
Quarto da Srº condessa, Toucadoe e Saleta
Quarto, Antecamara e Passagem das escadas
Casa de Jantar e Capela
Sala de Música, Quarto do Srº Eduardo e Sala de banho
Álbum Palácio Conde Burnay à Junqueira, 1933
João Coutinho, Março de 1933
Nota:
Nos preparativos para o leilão do Palácio da Junqueira foi encomendado em Março de 1933 um conjunto de fotografias do palácio para figurarem no catálogo a ser impresso e que constituem a base do Álbum de fotografias do palácio.
O Palácio tinha sido adquirido em 1880 pelo banqueiro Henri Burnay (1º Conde Burnay), que aqui realizou grandes renovações no seu interior; restaurou, ampliou vários espaços que foram decoradas com obras de arte, porcelanas e mobiliário diverso. Artistas portugueses e estrangeiros foram contractados p ara trabalhar no Palácio. Malhoa pintou o tecto da sala de jantar (1886), Rodrigues Pita criou os estuques em relevo da sala de baile, Ordoñes pintou o tecto do teatro, os italianos Carlo Grossi, pintor, e Paolo Sozzi, escultor, trabalharam na decoração dos interiores.
Depois da morte de Henri Burnay, em 1909, o palácio passou a pertencer aos seus herdeiros, a mulher Maria Amélia de Carvalho e aos nove filhos: Amélia, Carolina, Henrique, Elisa, Pedro, Jorge, Sofia, Eduardo e Roberto. Após a morte da Senhora Condessa de Burnay, em 1924, os herdeiros manifestaram vontade de proceder à venda em hasta pública da valiosa colecção, tendo tido projecção nacional e internacional o anúncio desse leilão. Em 1936 é finalmente leiloado o recheio do Palácio, tendo parte do espólio sido adquirido pelo governo português e posteriormente integrado no acervo do Museu Nacional de Arte Antiga.
Do álbum original foram realizadas várias cópias para serem oferecidas a membros da famila, sendo as fotografias deste texto reproduzidas de um destes álbuns gentilmente cedidos por descendentes do Conde de Burnay.
Bibliografia:
Henri Burnay : De Banqueiro a Coleccionador: Exposição/Casa-Museu Anastácio Gonçalves, Lisboa: CMDAG, 2003.
Catalogue des tableaux, tapisseries, porcelaine, meubles et objects d'art, constituant la collection du premier Comte de Burnay dont la vente publique aura lieu a Lisbonne, au Palais de Junqueira en 1934, Lisboa, Leiria & Nascimento, 1934 ".
Observações
Coordenação e texto. Helder Carita, 2019