Fotografia do Palácio do Cabo, antigo Convento do Cabo
Fotografia Souza & Paul. Finais do séc. XIX inícios do séc. XX.
Nota:
Na sequência da extinção das ordens religiosas, durante o governo do Conde Torres Novas (1855-1864), o convento dos franciscanos foi transformado em residência de férias dos Vice-Reis. Mais tarde, pelo ano de 1918, passa a residência permanente dos governadores com a passagem do Palácio de Pangim a funções administrativas.
A construção do antigo convento franciscano remonta ao século XVI.
Destaca-se em pormenor a grande importância da varanda suportada por pilares intercalados com janelas de carepas. As fotografias de Sousa e Paul são completadas por um desenho de Lopes Mendes, hoje na Biblioteca Nacional de Portugal que apresenta uma vista do palácio sobre os jardins.
Ao longo da sua existência a firma Sousa & Paul foi realizando álbuns de fotografias com vista de edifícios notáveis de Goa. Destes diferentes álbuns podemos referir a existência de um álbum na: Goa State Centtal Library, em Pangim, outro na Sociedade de Geografia de Lisboa, um terceiro no Arquivo Nacional Ultramarino, como ainda em colecções particulares como é o caso da família Mascarenhas Gaivão em Moçambique.
Bibliografia:
Dias, Pedro, De Goa a Pangim, Lisboa, Santander Rotta, 2005, pp.314-316
Goa: Memoria e Imagine, Architettura e cittá dell’India portoghese, Milão, Edizioni Lybra Immagine, 1991, 68-69.
Saldanha, Padre Gabriel de, História de Goa, Vol. II, Parte III, Nova Goa, Ed. Livraria Coelho, 1926, p.87 pp, 11-16.