Filtrar

    Palácio Costa Lobo ao Campo de Santa Ana

    Palácio Costa Lobo ao Campo de Santa Ana
    Portugal
    XIX

     

    Palácio Costa Lobo ao Campo de Santa Ana

      

    Campo de Santa Anna , Gonzaga Pereira (1796-1868). Desenho a pena aguarelado.  Museu de Lisboa/MC.D.1632.076.

     

    Nota

    O desenho de Gonzaga Pereira apresenta um detalhe particularmente importante  ao representar  o palácio antes das transformações que recebeu no século XIX, e que lhe retiraram muita da sua unidade e coerência arquitectónica inicial.  Datado de 1730, a traça do edifício é atribuída a João Frederico Ludovice, o arquitecto alemão que se naturalizou português e que ficou na História através do projecto do Convento Nacional de Mafra que assumiu como chefe de uma larga equipe.  No final do século XIX o palácio encontrava-se na propriedade dos irmãos Costa Lobo, que o herdaram do pai, já após alteração do edifício original. Em 1857 o palácio sofre uma campanha de remodelação sob a direcção de J.A. Santos Cardoso, J. Félix da Costa e A. Moreira Rato.  A estas obras corresponde a actual platibanda do palácio com uma sequência de estátuas de bom desenho mas que desfiguram a arquitectura.  Um dos irmãos Costa Lobo lega a sua parte à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, o outro deixou-o à mulher,Joséphine Costa Lobo. Em 1913, a parte que pertencia à Santa Casa é alugada para sede do Patriarcado.  Dez anos depois as autoridades eclesiásticas compram a parte do palácio na posse de Joséphine Costa Lobo e em 1926 adquirem, em hasta pública, a área que pertencia à Santa Casa, ficando assim com a totalidade do edifício.

        

     

    Bibliografia

    ATAÍDE, Manuel M., Palácio do Patriarcado, in Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, Lisboa, Junta Distrital de Lisboa, 1975;

     ARAÚJO, Norberto de, Peregrinações em Lisboa, Vol. I, Livro IV, Llisboa, s.d. ;

    MARTINS, Rocha, Lisboa de Ontem e de Hoje, Lisboa, 1945 ;

    ALMEIDA, D. Fernando de, (dir. de), Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, Lisboa - Tomo II, Lisboa, 1975.

     

    ttt
    PTCD/EAT-HAT/11229/2009

    Please publish modules in offcanvas position.