Filtrar

    Figuras goesas com a aldeia de Ribandar, ao fundo.

    Figuras goesas com a aldeia de Ribandar, ao fundo.
    Goa
    XIX

            

    José Manuel Gonçalves (atrib.)

    1830 (c.). India.

    Dim. 71x54cm

    Óleo sobre tela

    Lisboa. Colecção Particular

     

     

    Nota:

    Em paralelo com Panelim em Ribandar concentravam-se algumas das mais importantes casas da nobreza portuguesa instalada em Goa com os característicos telhados de tesoura muito inclinados  piso nobre marcado por uma sequência de janelas de carepas e o conjunto caiado de branco.  Desaparecidas na sua grande maioria, em baixo junto das águas do Mandovi ainda podemos identificar a Casa dos Colaço.

    A pintura faz parte de uma colecção de figuras típicas de Goa que são representadas com o fundo de zonas de Goa e dos seus arredores adquirindo, assim, um excepcional valor iconográfico para o estudo da arquitectura goesa. A atribuição decorre da existência de um conjunto de gravuras com aspectos de Bombaim e dos seus arredores datadas e assinadas pelo artista goês José Manuel Gonçalves onde o tratamento estético das figuras é muito idêntico. Acresce ainda que estas gravuras são, como em Goa, das mais antigas representações da cidade o que confere a este artista goês uma particular importância. Dada a sua importância este conjunto de telas estiveram em expostas na Exposição Encontro de Culturas , Oito séculos de Missionação Portuguesa organizada pela Conferência Episcopal Portuguesa em Lisboa, Mosteiro de São vicente de Fora, 1994. (Catálogo da Exposição, pp.225-226).  As telas foram igualmente expostas em Paris, na Sorbonne na Exposição Vasco da Gama e a Índia, organizada pela Fundação Calouste Gulbenkian em Maio de 1998 e reproduzidas no Catálogo da Exposição, pp. 170-173).

     

     

    Bibliografia:

    Carita, Helder, “José Maria Gonsalves (1800-1840)” in Turn of the Sea Art from the Eastern Trade Routes, Londres, Jorge Welch- Research & Publishing, 2017.

    Vasco da Gama e a India. ( Catálogo da Exposição),  Paris, 1998,Fundação Calouste Gulbenkian, p.172

     

     

    ttt
    PTCD/EAT-HAT/11229/2009

    Please publish modules in offcanvas position.