Filtrar

    Figuras goesas com ao fundo Pangim e as suas quintas de recreio

    Figuras goesas com ao fundo Pangim e as suas quintas de recreio
    Goa
    XIX

    Título

      

    José Maria Gonçalves (atrib.)

    1820 (c.). India.

    Dim. 71x54cm

    Óleo sobre tela

    Lisboa. Colecção Particular

     

     

    Nota:

    O fundo do quadro apresenta à esquerda o casario da cidade de Pangim donde emergem, já na encosta, as torres da fachada da igreja  de N. Srª da Conceição. Mais à direita destacam-se três interessantes palácios que situados já nos arredores da cidade correspondiam às grandes quintas de recreio da nobreza portuguesa. Cruzando a planta de Nova Goa (Pangim) do capitão José Antas Machado, datada de 1776, as três casas pertenciam nessa altura a Joaquim Caetano Soares, a D. Manuel António de Almeida e a Francisco da Costa Maquinés.  

    A pintura faz parte de uma colecção de figuras típicas de Goa representadas com o fundo de zonas de Goa e dos seus arredores adquirindo, assim, um excepcional valor iconográfico para o estudo da arquitectura goesa. A atribuição decorre da existência de um conjunto de gravuras com aspectos de Bombaim e dos seus arredores datadas e assinadas pelo artista goês José Manuel Gonçalves onde o tratamento estético das figuras é muito idêntico. Acresce ainda que estas gravuras são, como em Goa, das mais antigas representações da cidade o que confere a este artista goês uma particular importância. Dada a sua importância este conjunto de telas estiveram em expostas na Exposição Encontro de Culturas, Oito séculos de Missionação Portuguesa organizada pela Conferência Episcopal Portuguesa em Lisboa, Mosteiro de São vicente de Fora, 1994. (Catálogo da Exposição, pp.225-226).  As telas foram igualmente expostas em Paris, na Sorbonne na Exposição Vasco da Gama e a Índia, organizada pela Fundação Calouste Gulbenkian em Maio de 1998 e reproduzidas no Catálogo da Exposição, pp. 170-173).

     

     

    Bibliografia:

    Carita, Helder, “José Maria Gonsalves (1800-1840)” in Turn of the Sea Art from the Eastern Trade Routes, Londres, Jorge Welch- Research & Publishing, 2017.

    Vasco da Gama e a India. ( Catálogo da Exposição),  Paris, 1998,Fundação Calouste Gulbenkian, p.171

     

    ttt
    PTCD/EAT-HAT/11229/2009

    Please publish modules in offcanvas position.