Filtrar

    Figura goesa com Pangim e o Palácio do Governo, ao fundo.

    Figura goesa com Pangim e o Palácio do Governo, ao fundo.
    Goa
    XIX

        

    José Maria Gonçalves (atrib.) 1830 (c.). India.Dim. 66x55cm

    Óleo sobre tela

    Lisboa. Colecção Particular

      

     

    Nota:

    À direita destaca-se o Palácio do Governador, também conhecido como palácio de Adil Shah, hoje sede do Governo de Goa. Sobre uma antiga fortaleza do Idalcão, Afonso de Albuquerque, ainda durante o cerco à cidade, manda construir uma nova fortaleza para apoio das suas tropas. O edifício foi perdendo valor estratégico com o tempo, tendo sido adaptado, no séc. XVII, para residência dos vice-reis durante o período em que, chegados de Lisboa, esperavam entrada oficial na cidade de Goa. O palácio sofre novamente obras no tempo do conde da Ega, para adaptação a residência oficial dos vice-reis, o que virá determinar a ruína e demolição, já no séc. XIX, do imenso palácio dos vice-reis situado na cidade velha.

    A pintura faz parte de uma colecção de figuras típicas de Goa que são representadas com o fundo de zonas de Goa e dos seus arredores adquirindo, assim, um excepcional valor iconográfico para o estudo da arquitectura goesa. A atribuição decorre da existência de um conjunto de gravuras com aspectos de Bombaim e dos seus arredores datadas e assinadas pelo artista goês José Maria Gonçalves onde o tratamento estético das figuras é muito idêntico. Acresce ainda que estas gravuras são, como em Goa, das mais antigas representações da cidade o que confere a este artista goês uma particular importância. Dada a sua importância este conjunto de telas estiveram em expostas na Exposição Encontro de Culturas , Oito séculos de Missionação Portuguesa organizada pela Conferência Episcopal Portuguesa em Lisboa, Mosteiro de São vicente de Fora, 1994. (Catálogo da Exposição, pp.225-226).  As telas foram igualmente expostas em Paris, na Sorbonne na Exposição Vasco da Gama e a Índia, organizada pela Fundação Calouste Gulbenkian em Maio de 1998 e reproduzidas no Catálogo da Exposição, pp. 170-173).

      

     

    Bibliografia:

    Carita, Helder, “José Maria Gonsalves (1800-1840)” in Turn of the Sea Art from the Eastern Trade Routes, Londres, Jorge Welch- Research & Publishing, 2017

     

     

    ttt
    PTCD/EAT-HAT/11229/2009

    Please publish modules in offcanvas position.