Nota
Aquarela do conjunto de obras realizadas pelo pintor Thomas Ender, integrante da Missão Austríaca que veio ao Brasil em 1817. A Missão era integrada pelo professor Johann Christof Mikan, botânico e entomólogo; do Dr. Johann Emanuel Pohl, Médico, mineralogista e botânico; de Johann Buchberger, pintor de plantas; de Johann Natterer, zoólogo; de Rochus Schüch, mineralogista e bibliotecário. Contou, também, com o jardineiro botânico Heinrich Schott. A estes se juntaram ainda – a convite do Imperador da Áustria e da Baviera – dois viajantes e pesquisadores que se celebrizariam pelos seus depoimentos e escritos sobre o Brasil da época: o zoólogo Johann Baptista Spix e o botânico Karl Friedrich Philip Von Martius. (RIBEIRO, 2007).
Thomas Ender permaneceu no Brasil até junho de 1818 tendo produzido cerca de 766 trabalhos inspirados no Brasil (São Paulo e, principalmente, Rio de Janeiro), em grande parte, em aquarela.
Bibliografia
KÖNIGLICHES Land Schloss S. Christoph [Palácio Real de Campo, em São Cristovão]. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra60926/koenigliches-land-schloss-s-christoph-palacio-real-de-campo-em-sao-cristovao>. Acesso em: 03 de Jan. 2021. Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7
Observação
Edição e pesquisa: Ana Pessoa (FCRB) e Ana Lucia V. Santos (EAU/UFF)