Filter

    Casa do Mordomo

    Casa do Mordomo
    Casa do Mordomo Mor ou Palacete Laguna
    XIX
    Brazil
    Rio de Janeiro - RJ
    - 22. 9114
    - 43. 22282
    COM_CCK_hhh

    O hoje chamado Palacete Laguna tem origem num sobrado em terras da Quinta da Boa Vista, que era a residência do mordomo da Casa Imperial, quando foi conhecida como a Chácara da Joana.

    Está situado na Rua General Canabarro, 731, Maracanã, Rio de Janeiro. O imóvel encontra-se hoje em zona militar, o que ajudou na preservação de seu jardim, ainda que perdida toda a área que conectava a casa ao Palácio Imperial, por conta de diversas obras viárias.

    O entorno é densamente construído, e os fundos do terreno são limitados pela Avenida Maracanã, e o que resta do rio Maracanã e do rio da Joana, parcialmente canalizados, e pela Avenida Radial Oeste.

    A casa encontra-se no centro do atual terreno, com fachada principal voltada para sudeste.

     

    A casa tem dois pavimentos, mais o subsolo, e planta em “L”. Sofreu diversas intervenções, uma dela por Theodor Marx, arquiteto alemão então a serviço da Casa Imperial, para abrigar Paulo Barbosa, Mordomo-Mor da Casa Imperial. Esta intervenção deu a casa aspecto neoclássico, com uma espécie de torreão e ala de serviços, perdido nas reformas posteriores.

    Em outros momentos ganhou uma varanda de estilo mourisco, uma varanda em ferro no primeiro piso, e uma porte-cochère também em ferro.

     

    Programa geral, tipologia e planta

    A Casa do Mordomo é um edifício constituído de subsolo e dois pavimentos superiores, apresentando uma planta em “L” que distribui os espaços assimetricamente no piso principal. Em função das intervenções ocorridas, a atual configuração dos cômodos não corresponde à planta original desenhada por Theodor Marx em 1861, cuja tipologia indica um programa interior sem diferenciação entre social e privado, visto que em ambos os pavimentos encontram-se salas para recebimento, quartos e gabinetes.

     

    Piso 0

    O primeiro piso abriga a entrada principal da casa localizada na fachada sudeste da edificação, dando acesso diretamente ao vestíbulo, onde a escada em curva de dois lanços conduz ao pavimento superior. À direita do vestíbulo, encontra-se uma antesala de onde se adentra para a sala de jantar, para o escritório e para um pequeno quarto de hóspedes. No projeto original, o setor de serviços ocupava todo o bloco lateral esquerdo da casa, incluindo três pequenos quartos, um quarto de engomar, quarto dos pretos e duas grandes dispensas. Existia ainda uma pequena copa anexa à sala de jantar, que foi extinta para dar lugar a uma antesala mais ampla. Em 1880 foi incorporada à fachada lateral uma varanda em estilo mourisco.

     

    Piso 1

    No segundo piso, a planta original apresenta uma distribuição mais simétrica. À direita do patamar superior da escada, um corredor central dá acesso aos diferentes cômodos deste andar, todos interligados entre si. O bloco da direita possui dois amplos ambientes; a sala de visitas e o grande quarto de dormir, os quais se comunicam com mais dois quartos e dois pequenos gabinetes. Atualmente, a planta bastante alterada, inclui também um extenso salão voltado para a fachada noroeste do edifício.   

     


    Piso 0, Divisão 5 Antesala

    Plano do forro simplificado em estuque branco e dourado com delicada cercadura, formando rendilhado de motivos vegetalistas e folhas de parreira, flanqueada por larga moldura plana com finas baguettes. A cornija simples e sem relevo, que separa as paredes do teto, é composta de uma banda plana e outra de perfil côncavo, encimada por um pequeno toro.

    No teto arejado, rico florão central em estuque dourado, de formato irregular. É composto de motivos de folhas, flores, buques de rosas, arabescos e palmetas, cujas folhas são decoradas com pequenos botões de pérolas, lembrando o estilo da regência francesa.


     

     

    Piso 0, Divisão 6 Sala de Jantar

    Plano do forro simplificado decorado com modinatura em estuque dourado, constituída por moldura interna formando rendilhado de motivos vegetalistas com folhas de acanto, flores, volutas e palmetas. Seguida de dois finos frisos duplos do tipo baguette, e uma larga cercadura externa composta de pequenos toros nas extremidades e no centro moldura com motivo sequencial vegetalista gênero românico.

    Cornija simples composta de um toro clássico em estuque dourado, decorado com folhas de louro e laçaria encimado por uma banda côncava sem ornamentação.

    No teto arejado, rico florão central em estuque dourado de gosto Luís XIV.  A forma radiada é preenchida com motivos de arabescos, enrolamentos em C, folhas de acanto, flores, palmetas e astrágalos de pérolas.  

     

    Piso 0, Divisão 7 Quarto de Hóspedes

    Plano do forro quadrangular com cercadura em estuque dourado formando rendilhado de motivos vegetalistas e folhas de parreira, flanqueada por larga moldura plana com finas baguettes. A cornija simples e sem relevo que separa as paredes do teto é composta de uma banda plana e outra de perfil côncavo, encimada por um pequeno toro. 

    No teto arejado, florão central de formato circular em estuque dourado. A composição simétrica tem arranjo cruciforme com motivos de folhas tripartidas.

     

    Piso 0, Divisão 8 Escritório

    Plano do forro simplificado decorado com modinatura em estuque dourado, constituída por moldura interna formando rendilhado de motivos vegetalistas com folhas de acanto, flores, volutas e palmetas. Seguida de dois finos frisos duplos do tipo baguette, e uma larga cercadura externa composta de pequenos toros nas extremidades e no centro moldura com motivo sequencial vegetalista gênero românico. Cornija simples composta de um toro clássico em estuque dourado, decorado com folhas de louro e laçaria, encimado por uma banda côncava sem ornamentação.

    No teto arejado, rico florão central em estuque dourado de gosto Luís XIV. A forma flexível segue o desenho de palmetas, enrolamentos em C e arabescos, contornando com graça quatro cabeças femininas que se destacam do relevo de base, muito ao estilo de Berain e Marot. O cerne da composição com folhas de acanto possui farta moldura redonda repetindo o motivo de folhas de louro e laçaria, ladeando quatro pequenos fechos pendurais (cul-de-lampe). 

     

     

     

    Piso 1, Divisão 1, Sala 1 Salão de Honra

    Plano do forro arejado ostentando grande florão central de gosto Luís XIV em estuque dourado. O contorno circular é decorado com oito ornatos compostos de volutas e enrolamentos em C, e moldura formando um pequeno rendilhado. O interior é preenchido com arabescos e folhas de acanto, e o cerne da composição é arrematado por uma roseta de acanto emoldurada por um astrágalo de pérolas e um toro de óvulos. Aplicados sobre o conjunto, quatro ornatos de pomba em estuque branco. 

    O teto claro é emoldurado por uma larga cercadura formada de toros, molduras de quarto de volta, gola e baguettes. Os quatro cantos são arrematados por um grande ornato esférico composto de toros simples e astrágalos de pérolas, cujo centro destaca-se um fecho pendural ou cul-de-lamp. Entre os cantos estende-se um compartimento retilíneo compondo as quatro laterais do teto, cujo centro apresenta um delicado ornato de arabescos e folhagens em relevo estucado.

    A cornija pouco saliente é trabalhada com delicada modinatura composta de fino friso de dentículos, seguido de uma moldura caveto, base superior e inferior com finas nervuras horizontais. O plano médio é decorado com sequência de ornatos em relevo estucado compostos por mascarão de leão donde partem folhagens, gavinhas e arabescos, e nos vértices ornato de roseta, folhas e gavinhas. A cornija e é encimada por uma banda côncava desprovida de ornamentação que se unifica ao forro.  

     

     

    Piso 1, Divisão 15, Sala de visitas

    Plano do forro simplificado decorado somente com reserva central circular em estuque branco, cuja moldura é composta de finas baguettes e listel, seguidas de uma moldura côncava do tipo meia-cana, contornando um grande florão de formato irregular e gosto mourisco com ornamentos vegetalistas de arranjo losangular.  

    Cornija simples formada por modinatura constituída de baguettes, listel, quarto de volta e na base um largo toro decorado com folhas de louro e laçaria. 

     

     

    Piso 0, Entrada Fachada Sudoeste

    A entrada da fachada sudoeste apresenta uma cobertura extensa sustentada por seis estreitas colunetas, com uma base alongada partindo do solo, e um pequeno capitel, sobre o qual se elevam quatro volutas que tangenciam o teto. Abaixo da cobertura, a testeira apresenta em sua volta um largo friso em ferro fundido composto por uma cinta ou borda decorada, alternando figuras de losangos e círculos guarnecidos de desenhos de flor. Segue-se logo abaixo um finíssimo astrágalo de pérolas e uma borda mais estreita com pequenos quadrados e círculos. Todo o contorno é rematado por um lambrequim formado por volutas entrelaçadas e ornatos de pinha em sequência.

     

     

    Piso 0, Divisão 4 Vestíbulo

    Escada em dois lances com degraus de mármore Branco de Carrara, formando um braço para direita a partir do patamar central.

    Guarda de ferro fundido cujo corpo é trabalhado com motivos de volutas em sequência. Corrimão em latão dourado rematado na base por ornato em forma de pinha. Nos degraus, ferragens decoradas para fixação de passadeira de escada.

    Piso em mármore Amarelo Negrais formando padrão geométrico de quadrados em diagonal, acantonados por pequenos quadrados de mármore Verde Tino. Cercadura linear e rodapé em mármore Verde Tino.

     

    Piso 0, Divisão 5 Antesala

    Pavimento em parquet de madeira formando grande padrão geométrico quadrangular, dividido por moldura clara acantonada por pequenos quadrados. Acabamento com cercadura linear composta de fino friso duplo.

     

    Piso 0, Divisão 6 Sala de Jantar

    Pavimento em parquet de madeira formando grande padrão geométrico quadrangular, dividido por fina moldura em madeira mais clara.

     

     

    Piso 0, Divisão 7 Quarto de hóspedes

    Pavimento em parquet de madeira formando grande padrão geométrico quadrangular dividido por moldura clara acantonada por pequenos quadrados

     

    Piso 0, Divisão 8 Escritório

    Pavimento em parquet de madeira formando grande padrão geométrico quadrangular, dividido por fina moldura em madeira mais clara.

     

     

     

    Piso 0, Divisão 15 Varanda

    A Varanda principal do Palacete em estilo árabe-mourisco é composta por uma sequência de arcos em ferradura sustentados por finas colunas de ferro, embora todo conjunto arquitetônico seja tratado em madeira talhada.

    A arcada apresenta três padrões distintos de ornamentação geométrica característica destes estilos, compondo as seguintes partes: no tímpano dos arcos, padrão mouro de ornamentos losangulares com folhas e flores estilizadas; no friso superior, ornamento árabe formando trilóbulos entrelaçados com folhagens estilizadas como na Mesquita de Kalaun; no seguimento vertical das colunas, ornato árabe de folhagens de ponta em voluta encaixilhado por uma moldura românica serrilhada; e no sofito do beiral, um largo friso com sequência linear de folhas e flores entrelaçadas e cercadura românica serrilhada. Todos os arcos apresentam acabamento decorativo no intradorso do tipo muqarnas (ornamentos esculpidos em estalactite), formando três camadas sobrepostas.

    Embora o tratamento simplificado das superfícies planas dos ornatos não apresente a riqueza e os detalhes do entrelaçamento constitutivo dos padrões arábe e mouro, a decoração da Varanda, com sua silhueta caprichosamente recortada, revela o gosto peculiar pelas ornamentações revivalistas.

     

    Piso 1, Divisão 1, Sala 1 Salão de Honra

    Pavimento em parquet ricamente trabalhado, compondo padrão geométrico com grandes octógonos guarnecidos com estrela de oito pontas em madeira bicolor, e acabamento com moldura tripla. Os octógonos em madeira clara contrastam com o fundo de tonalidade escura e, são intercalados com quadrados menores cuja divisão interior forma oito triângulos alternando claro e escuro. O conjunto é encaixilhado por uma larga tabeira decorada com friso de padrão entrelaçado e moldura dupla. As cores contrastantes das madeiras claras e escuras formando desenhos conferem o efeito de uma grande marchetaria.

     

     

    Piso 1, Divisão 15 Sala de visitas

    Pavimento em parquet formando grande padrão de entrelaçamento em madeira clara. Acabamento com cercadura linear composta de fino friso triplo em madeira escura.

     

    ttt
    COM_CCK_Validar
    COM_CCK_Validar
    COM_CCK_Validar
    PTCD/EAT-HAT/11229/2009

    Please publish modules in offcanvas position.