Filter

    Palácio das Laranjeiras - Projeto pavilhão e salão de festas

    Palácio das Laranjeiras - Projeto pavilhão e salão de festas
    Brazil
    XX

    Conjunto de desenhos do pavilhão, reunindo as duas alas e de um salão de festas elaborado por J. Gire em 1924 por encomenda de Eduardo Guinle para o seu palacete, hoje Palácio das Laranjeiras. 

     

     

    O projeto estabeleceria uma nova fachada de entrada, para atender a mudança de acesso principal da rua das Laranjeiras para o lado da ladeira, e contemplaria um amplo salão de baile e mais dois apartamentos.

     

     

    Nota

    (1) MHD 04.006.07 - "Planta baixa e cortes do "Pavillion Reunissant" -Projeto para construção do Palácio Laranjeiras. Autoria Joseph Gire. Na parte superior, corte trasnversal C, D. Abaixo as seguintes indicações: Rio, Julliet 1924. J Gire - Architecte - Echélle 0,01p. Métre Résidence de Mr. Le Dr. E.GUINLE a Rio de Janeiro. CONSTRUCTION D'UN PAVILLION REUNISSANT LES 2 AILES N.O DU CHATEAU ET D'UNE SALLE DE FETES. Abaixo esquema do sistema de iluminação do teto.  Na parte superior direita, carimbo: DIREITOS AUTORAES RESERVADOS J.GIRE ARCHITECTO Rio 29-VII-1924 nº8 - Abaixo corte longitudinal AB A seguir planta baixa. 

    (2) MHD 04.006.08 –  Planta baixa da fachada do "D'un Pavillion Reunissant" Les Deux arles N.O du Chateau" -Projeto para construção do Palácio Laranjeiras. Autoria Gire e Bovet. Na lateral direita, inscrição em Nanquim: "M.Mrs Gire et Bovet: Architectes Echélle: 0,02 par métre. Na parte inferior, inscrição em nanquim: Residence de Mr. Edouard Guinle, Rio de Janeiro. Construction d'un Pavillion.

     

     

    Bibliografia

    ALGEBAILE, Simone Carvalhar Damasceno. O palácio e o mobiliário: ostentação e requinte do Palácio das Laranjeiras. Rio de Janeiro, 2020. Dissertação (Mestrado em memória e acervos) – Programa de pós-graduação em memória e acervos, Fundação Casa de Rui Barbosa, 2020.

    CARDOZO, Lucas Dantas.  Eduardo Guinle, o mercado de arte e colecionismo: um palácio e coleção privados em busca do sentido e destino do patrimônio cultural. Rio de Janeiro, 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Museologia, UNIRIO.

    CARMO, Gustavo Reinaldo Alves do. O Palácio das Laranjeiras e a Belle Époque no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2008. Dissertação Mestrado, Escola de Belas Artes/UFRJ.

    Palácio das Laranjeiras – Site Oficial (palaciodaslaranjeiras.rj.gov.br) Governo do Estado do Rio de Janeiro, 2020.

    TORRES, Mário Henrique Glicério. Palácio das Laranjeiras. In: Palácio das Laranjeiras. [Rio de Janeiro]: Governo do Estado do Rio de Janeiro/ BANERJ: SOBREART, 1982.

     

     

    Observações

    Coordenação: Ana Pessoa (FCRB), 2021

    Pesquisa e edição imagem e texto: Ana Pessoa (FCRB), Andreza Baptista (PIPC/FCRB) e Veronica Castanheira

    Colaboração: Simone Algebaile

    Fonte: Museu Histórico e Diplomático do Itamaraty (MHD)

    Agradecimento: Oficial de Chancelaria Helen Verraes e Embaixador Eduardo Prisco Paraíso Ramos

     

     

     

     

     

     

     

     

    ttt
    PTCD/EAT-HAT/11229/2009

    Please publish modules in offcanvas position.