Levantamento do Palácio da Inquisição, antigo Palácio do Sabaio
Planta do Pallacio em q se havia estabelecido o tribunal do Santo Officio.
(legenda) Planta do andar superior em que assistia hum dos inquisidores.
João Baptista Vieira Godinho (assin.) Goa, c.1779.
Desenho a pena aguarelado com 1950x376 mm
Lisboa, GEAEM-1222/2ª-24 A-111
Nota
Composto por um corte e três plantas, este levantamento permite avaliar não só a grandiosidade deste palácio como a estrutura e complexidade do seu programa interior estruturado em três pisos. Na sua origem o edifício foi palácio Adil-Shah. Com a ocupação portuguesa o edifício é residência dos vice- reis até 1554, data em que o vice-rei D. Pedro de Mascarenhas muda a sua residência oficial no Palácio da Fortaleza. Desocupado o edifício é ocupado pela Inquisição.
No piso térreo além de entrada e serviços verificamos existirem um conjunto de lojas alugadas a comerciantes. O piso nobre, ocupado pelo tribunal, destacava-se a “grande sala” de julgamento descrita por viajantes como Jean Baptist Tavernier ou Charles Dellon. Dois aposentos nobres eram, por sua vez, residência do 1 e 2º Inquisidor. Ocupando o antigo pátio interior do palácio organizavam-se, por sua vez, as celas para os acusados que se distribuíam em dois pisos. De particular significado o levantamento é assinado pelo engenheiro militar brasileiro João Baptista Vieira Godinho enviado para Goa como engenheiro e que desempenará mais tarde o importante lugar de governador de Timor.
As razões da execução deste levantamento ligam-se com o processo de abolição da Inquisição, iniciado em 1774, e tentativa de reabilitação do edifício para Tribunal da Relação. A opção de Pangim como nova capital vai determinar o abandono da ideia e a sua demolição, em 1820, em paralelo com o Palácio da Fortaleza dos Vice Reis.
Bibliografia
CARITA, Helder, Palácios de Goa Modelos e tipologias de Arquitectura Civil Indo-Portuguesa, Lisboa, Ed.Quetzal, 1996, ppp.39-40
DELLON, Dr. Charles, Relation d’un Voyage Fait aux Indes Orientales, Amsterdão, 1699 : trad. de Miguel Vicente de Abreu, Narração da Inquisição de Goa, Nova Goa, 1866.
SALDANHA, Padre Gabriel de, História de Goa, Vol. II, Parte III, Nova Goa, Ed. Livraria Coelho, 1926, pp.149-162
TAVERNIER, Jean Baptist, Les Six voyages de …Baron de Aubonne, Paris, 1676, p.141
Observações
Coordenação e texto-Helder Carita