Filter

    Paço dos Alcaides de Mértola, 1508

    Paço dos Alcaides de Mértola, 1508
    Portugal
    XVI

     

    Planta do Paço dos Alcaides de Mértola, 1508

    Desenho de Duarte Darmas, in Livro das Fortalezas, (c. 1508) fl. 121 v,

    Imagem cedida pelo IAN/TT

     

     

     

    Nota

    A planta do Paço dos Alcaides de Mértola incluída no conhecido Livro de Duarte Darmas ganha um significado muito particular ao poder ser estudada com a descrição deste paço incluída no Tombo da ordem de Santiago.  Digno de nota é a referência a um “sotam” situado por baixo da salla e não em cima, como hoje o entendemos.

    Incluímos a descrição em sequência:

    DESCRIÇÃO DO PAÇO DOS ALCAIDE MOR EM MÉRTLOA, 1515

                    In As Comendas de Mértola e Alcadaria Ruiva: as visitações e o tombo de santiago          (1482-1607) Mértola, campo Arqueológico de Mertola, 1996, pp.83

    “Item as casas em que o dicto Alcaide moor Viue sã[o] estas scilicet huua salla que tem huua escada de tijolo mujto bõoa que Vay do terreiro pera ella a quall casa tem as paredes de pedra E caall E he cuberta de telha Vãa E tem huua chemjnee E huua genella com grades de ferro pera o terreiro E outra de pedrarja pera fora contra o ponemte.

    E desta salla Vay huua porta pera duas câmaras que estam pegadas com a torre da menajem que sam forradas de pinho com suas Janellas E huua dellas E as paredes de pedra E caal.

    E debaixo destas camaras estaa outra casa d’ antre solho. E huum sotam.

    E da outra parte da salla estaa huua casa do andar della d’ amtre solho E outra em cima forrada de cortiça E debaixo destas huum sotam do quall Vay hua nporta pera a porta da treiçam E os telhados sam todos bem cimtados de caall com seus aljazores E Rebocadas E cayadas bem as ditas paredes.

    As quães casas o dicto alcaide moor fez todas de novo. Pera as quães el Rej dom joham meu senhor que deus aja lhe deu çinquoenta mjll reaes E dous giros de serujntia do termo da villa per seu mandado.

    Jtem Há mais no dito castello outras casas térreas de serujr pequenas scilicet hua cozinha E pegada com ella huua casa pequena E mais outra casa do mesmo theor E jumto da escada da sala estaa hua cisterna boa E bem Repairada”.

     

     

     

    Bibliografia :

    As Comendas de Mértola e Alcadaria Ruiva: as visitações e o tombo de santiago (1482-1607) Mértola, campo Arqueológico de Mertola, 1996, pp.83

     

    Observações

    Coordenação e texto. Helder Carita, 2019

     

    ttt
    PTCD/EAT-HAT/11229/2009

    Please publish modules in offcanvas position.