Filter

    Paço dos Alcaides de Niza, 1508

    Paço dos Alcaides de Niza, 1508
    Portugal
    XVI

     

    Paço dos Alcaides de Niza, 1508

    Desenho de Duarte Darmas, in Livro das Fortalezas, (c. 1508) fl.125v,

    Imagem cedida pelo IAN/TT

     

     

     

    Nota:

    Esta planta do Paço dos Alcaides de Niza adquire um significado muito especial ao poder ser estudada com a descrição desta casa feita, no mesmo período, por Frei Diogo do Rego. A descrição está inserida no Tombo da Ordem de Cristo, e onde a distribuição interior é dada por compartimento com as respectivas medidas do comprimento e da largura em palmos. Esta descrição confirma a existência de uma larga varanda sobre o alpendre de entrada representado por Duarte Darmas. Para efeito de investigação Incluímos aqui a descrição incluída no Tombo da Ordem de Cristo realizada pelo Frei Dieo do Rego:

     

    DESCRIÇÃO DO PAÇO DOS ALCAIDES DO CASTELO DE NIZA, em 1505

    In Tombo da Ordem de Cristo, Lisboa, Centro de Estudos Medievais, vol.5, Lisboa, 2009, pp.241-244

     

    “…dentro do dicto castello estaa ora começada huua parede com dous arcos. Em que ho dicto dom ioham começa de fazer huu apousentamento

    … aalem da dicta parede estaa huu apousentamento do dito alcaide moor nesta maneira.

    … primeiramente huua salla térrea pegada no dito muro bem madeirada e cuberta de telha uãa que leua de longo onze uaras de medir e seis de largo. e ante há porta da dita salla huu alpendere grande e bem madeirado cuberto de telha uãa com seus poyaaes d arredor.

    aalem da dicta salla estaa huua camera sobradada madeirada de nouo telhado uãa com seus poyaaes d arredor.

    … aalem da dicta salla estaa huua camera sobradada madeirada de nouo telhada de telha vãa e tem ao norte huua chaminee e huua freesta junto com ella e ao levante huaa janella d asentos com suas põortas bõoas. e per baixo huua logea do seu tamanho há qual ho dito dom ioham mandou correger de nouo. E leua sete uaras de longo e çinquo de largo. e sobem della pera ha dita camera per huua escaada de madeira com sua porta d alcapooe.

    … junto desta camera contra ho leuante tem outra casa que serue de guarda roupa bem madeirada e cuberta de telha uãa sobrada e com outra logea debaixo do tamanho della. Leua de longo çinquo uaras e duas e meya de largo. esta casa de guarda roupa mandou fazer de nouo ho dicto dom ioham.

    … aalem da dicta camera vay hua varanda bem madeirada e cuberta de telha uãa que leua noue uaras de longo e três de largo.

    … aalem desta casa estam huuas varandas uam sobre huu pátio e huu poço que estaa antre ho dito muro e ho dicto apusentamento hás quaaes ho dicto dom ioham mandou fazer quasei de nouo.

    … junto das ditas varandas vay huua camera pequena sobradada bem madeirada. forrada d olieul de cortiça que leua çinquo uaras de longo e duas e meya de largo.

    … todas estas casas som calefadas de cal de dentro e de fora

    …junto da dita sala contra ho norte estaa huu retrete pequeno de despejos de casa.

    no cabo do sobredicto alpendere contra ho norte estaa huua casa pequena térrea bem madeirada telhada de telha uãa que leua quatro varas de longo e três de largo.

    … junto do dicto apousentamento estaa huua casa térrea que serue de despensa. que leua seis uaras de longo e quatro de largo. há qual casa ho dito dom ioham mandou fazer de nouo. e junto della huu corredor térreo cuberto de telha per onde vam a huua casa que serue de cozinha bem madeirada e telhada. que leua quatro uaras de largo e quatro de longo. e tem huua chamjnee contra h oponente. com sua cantareira. ho qual corredor ho dito dom ioham mandou fazer

    …junto da dicta cozinha estaa huua estrebaria com suas manjadoiras bem telhada e bem madeirada em que estamhas azemelas. leua quatro varas de longo e quatro de largo. esta casa mandou fazer ho dito dom ioham.

    … aalem desta casa estaa outra estrebaria grande com suas manjadoiras que leua de longo dez uaras e çinquo de largo. e junto della huua casa de palheiro que se nom pode medir.

    … antre este apousentamento e ho que ora ho dito dom ioham começa de fazer estaa huu terreiro de bõoa grandura em que estaa huua moreira grande com su poyal de pedra e cal d arredor:

    … todolos portaaes destas casas tem bõoas portas”.

     

     

     

    Bibliografia

    Tombo da Ordem de Cristo, Lisboa, Centro de Estudos Medievais, vol.5, Lisboa, 2009, pp.241-244

     

    Observações

    Coordenação e texto. Helder Carita, 2019

     

    ttt
    PTCD/EAT-HAT/11229/2009

    Please publish modules in offcanvas position.