Filter

    Palácio dos Duques de Bragança em Lisboa

    Palácio dos Duques de Bragança em Lisboa
    Portugal
    XVI

     

    Planta do Palácio dos Duques de Bragança em Lisboa

    Finais do séc. XVI, , Casas de Sua Senhoria, (cópia realizada por Augusto Vieira da Silva, em 1921)

     

    Legenda:  Varanda - Salla - Antecâmara - Guarda-roupa - Casa do guarda-roupa - Tribuna- Casas de famliares - Dedespacho - Sciptorium - Banho

    Biblioteca Nacional – Iconografia D. 624.

     

    Nota:

    Uma mais antigas plantas de um paço. Acresce a importância desta planta o facto dos compartimentos interiores terem sido legendados, apresentando-se como uma nomenclatura do programa distributivo da casa senhorial nos finais do século XVI. Recuando aos finais da Idade Média aqui vemos a sequência de “Salla, Antecâmara, Câmara e Guarda-roupa”. A esta sequência mais comum acrescentam-se outros espaços menos comuns sem dúvida relacionados com o alto estatuto dos duques de Bragança, Junto da entrada verificamos a referência a um “Despacho” e a um “Sriptorium”, espaços relacionados com a administração de uma casa que competia em bens com a Casa Real. Testemunho da casa dos duques de Bragança como uma pequena corte é a existência de um conjunto de compartimentos resevados para “Casas da família” desenvolvendo-se à volta de um grande pátio. Também relacionado com o seu alto estatuto social é a existência de uma “Casa para o guarda-roupa” que junto do respectivo compartimento teria a ocupação de controlar não só o vestuário como os diferentes adereços da casa.           

     

    Bibliografia:

    Silva, Augusto Vieira da, “Os Paços dos Duques de Bragança em Lisboa”. In Dispersos, Lisboa,  CML, Vol.III, 1969, pp. 105-160.

     

    ttt
    PTCD/EAT-HAT/11229/2009

    Please publish modules in offcanvas position.