Filter

    Casa Nobre ao Chiado

    Casa Nobre ao Chiado
    Portugal
    XVIII

    d-154-a_0001_t24-c-r01501

    Casa nobre ao Chiado

    Planta do pavimento que faz frente à Rua do Carmo, e Portas de Santa Catarina e pella Rua do Sacramento mostra as logez

    Anónimo. 2ª metade do século XVIII, tinta-da-china e aguadas, Dim. 422x446 mm.

    Biblioteca Nacional de Portugal. Iconografia D. 154 A

     

     

    Legenda

    Sala de Espera, Salla, Salla, Camaras, Caza de Jantar, Salla, Salla, Corredor, Camara, Camara, Camara, Camara, Caza para família, Caza de engomar, Despensa, Cozinha.

     

     

    Nota

    Integrado num edifício pombalino, esta planta evidencia uma interessante tipologia de casa nobre que vemos emergir no reordenamento urbano do Chiado, efectuado após o terramoto. Decorrendo do prestígio da zona, vocacionada desde o século XVI para as elites observamos um conjunto de edifícios de pombalinos tradicionalmente pensados para andares de rendimento serem adaptados no seu interior para habitação nobre unifamiliar. Neste sentido a estrutura distributiva deste andar apresenta-se com um programa de piso nobre, perto mesmo de um palácio, com uma sequência de quatro salas precedidas, ainda, de sala de espera. Em articulação com este andar nobre situa-se no piso térreo uma zona com entrada, logeas, cocheiras e cavalariças.

     

     

    Bibliografia

    Carvalho, Ayres de, Catálogo da Colecção de Desenhos da Biblioteca Nacional de Lisboa, Lisboa, Secretaria de Estado da Cultura, 1977, p. 106.

     

    ttt
    PTCD/EAT-HAT/11229/2009

    Please publish modules in offcanvas position.