Filter

    Paço Isabel

    Paço Isabel
    Brazil

    Título

     

     

       Façade pple                                                        Vue génerale

     

    Partie de derrière                                                   Vue prise du chemin allant a la montagne 

     Vue génerale prise du haut de la montagne        Vue génerale prise de la montagne du fond

     Vue génerale prise du bass de repos

     

     Salon de reception                                            Salon de réception            

     Salle a manger coté gauche                            Salle a manger coté droite

    Galerie conduisant, de la salle a                      se couloir
    manger au salon de réception, et vis

    versa

     Végétation dans la cour intérieure                 Végétation (cour intérieure)                            Végétation dans le jardin vue prise des [...] de la salle

                                                                                                                                                                  au manger

    Végétation (dans le jardin)                                 Végétation (dans le jardin)                            Végétation au pied de l'escalier de la galerie

     

     

    Palais Impl. de Larangeiras, por Revert Henry Klumb, conjunto de 19 esterogramas em papel albuminado, 

    Biblioteca Nacional, Brasil

     

     

    Nota

    A casa foi erguida pelo rico comerciante português José Machado Coelho, que a ocupou de 1853 a 1863. Está situada em terreno da Rua Guanabara, atualmente a Rua Pinheiro Machado, resultado de desmembramento da antiga Chácara do Rozo. Comprada, a 25 de janeiro de 1865,  foi então reformada pelo arquiteto José Maria Jacinto Rebelo para instalar o casal recém-casado, Princesa Isabel e do Conde d'Eu, quando passou a ser conhecido como Paço Isabel. Anos depois, o conde adquiriu terrenos vizinhos para ampliação da área externa. 

    A propriedade tinha um extenso terreno ocupado por chácara e duas construções. Segundo escritura, por ocasião da compra tinha fruteiras, arbustos e jardins de estilo inglês, como também de capim e horta, e dois prédios. Uma casa, mais modesta, para empregados e outra, em edifício assobrado de pedra e cal, coberto de telhas, com 128 palmos [28,16] de frente e 186 [40,92] de fundos. Junto a pedreira ficavam as cavalariças e cocheiras, com 40 x 120 palmos [8,8 x 26,4 m] com salas de arreio, baias e manjedouras para 10 animais.  A compra envolveu o rico mobiliário do comerciante:

    O Sr. Mordomo de S. A. o Sr. Conde d´Eu assinou a escritura de compra do palacete do sr. José Machado Coelho, sito na rua Guanabara, nas Laranjeiras. O prédio foi vendido com vastos terrenos e rica mobília, sobressaindo a da sala nobre, que é toda dourada e forrada da excelente sede de Lyon, escarlate com matiz. A sala de refeição é feita de madeira exótica, e também de alto preço. Novo e Completo.1865.

    A construção tinha formato horizontal, com fachada de feição neoclássica, sem frontão,  marcada por escadaria dupla em semi círculo, com tres janelas de cada lado, em arco abatido, entremeadas por pilatras. A planta quadrada se desenvolvida ao redor de jardim interno, complementada por blocos externos, frontais à ala posterior.  Os comodos se distribuiam pelas duas alas, como se observa nas fotografias de Klumb e descrito em Inventário do imóvel elaborado pelo mordomo José Maria Jacintho Rebello.

    Revert H Klumb (1826 – 1886) foi um fotógrafo francês que chegou ao Brasil em 1854, onde desenvolveu uma ativa carreira profissional. Tornou-se próximo da Família Imperial, seja como professor de fotografia da imperatriz e das princesas, como responsável por registros de suas diferentes residências. Foi agraciado com o título de “Photographo da Casa Imperial” em 24 de agosto de 1861.

     

     

    Bibliografia

    Novo e Completo Índice Chronologico da História do Brasil, ed.001, 1865.p.193

    PEIXOTO, Gustavo da Rocha. "Arquitetos do Brasil Imperial: a obra arquitetônica dos primeiros a alunos da Academia Imperial de Belas Artes". Tese de doutoramento, IFCS/UFRJ, 2004 .p.307-310.

     

     

    Observações

    Pesquisa e edição: Ana Pessoa (FCRB)

    Colaboração: Ana Lúcia V Santos,  Douglas Fasolato e Karolyna Koppke

     

    ttt
    PTCD/EAT-HAT/11229/2009

    Please publish modules in offcanvas position.