Filter

    Interiores do Palácio das Necessidades em 1904

    Interiores do Palácio das Necessidades em 1904
    Portugal

             

    Gabinete de Trabalho de S. M. a Rainha, Quarto de S. M. o Rei, Sala Branca (um dos aposentos particulares de S. M. a Rainha), Sala de Bilhar e Gabinete particular da Rainha.

             

    Galeria, Sala do Trono, Sala Azul, Sala Carmesim, Sala da Música.

         

    Sala do Porteiro da Cana, Sala Império, Sala dos archeiros e Sala dos Espelhos

     

    Palácio da Necessidades em Outubro de 1904

    In Illustração Portugueza, 1ª Série, nº 48- 3 de Outubro de 1904, pp. 758-759; nº 49 -10 Outubro de 1904, pp. 775-776; nº 50-17 de Outubro de 1904, pp.790-791.

     

     

    Nota

    Os interiores do Palácio das Necessidades são exibidos em três artigos publicados ao longo do mês de 1904 sendo primeiro apresentados os aposentos da rainha D. Amélia do rei D. Carlos e só depois as salas oficiais de recepção. No caso dos aposentos régios transparecem de forma evidente as tendências estéticas e eruditas do casal não só na escolha da qualidade dos móveis e objectos como na organização dos espaços onde se associa uma certa sofisticação a um ambiente de descontracção e conforto.

    Dentro deste conjunto o quarto de dormir do Rei destaca-se ainda por uma inusitada originalidade e forte sentido poético. Na realidade este espaço organiza-se como uma biblioteca decorada à maneira de um gabinete de curiosidades disposta de uma forma descontraída e informal. Em cima das estantes de livros dispõem-se os mais diversos objectos que se vão espalhando pelas altas paredes do compartimento como recordações das mais longínquas viagens. Entre quadros distribuem-se, pratos, porcelanas, pistolas, lanças, dentes de marfim num inusitado conjunto que reflecte em última análise um sentido poético e  artístico aparentemente pouco adequado a um quarto oficial de um rei.

      

     

    Bibliografia

    CORTE-REAL, Manuel, O Palácio das Necessidades, Lisboa, Ed. Chaves Ferreira, 1983

     

    Observações

    Coordenação e texto: Helder Carita

     

    ttt
    PTCD/EAT-HAT/11229/2009

    Please publish modules in offcanvas position.