Filter

    Carta de D. Leopoldina, 20 janeiro de 1818

    Carta de D. Leopoldina, 20 janeiro de 1818
    Brazil
    XIX

    São Cristóvão, 20 de janeiro de 1818

    Amada querida Luísa!

    És o meu único consolo, meu bom anjo da gaurda, nesta terrível e dura separação, só tu és aquela boa, velha irmã, que não me esquece, que ainda me ama e é amiga [...] Estou te enviando anexa a descrição de minha casa, pois pelas damas só posso enviar uma breve carta, já que ridiculizam todos os hábitos e também meu esposo em todas as ocasiões, conquistaram o desagrado da familia real, com toda a razão, e como membro da mesma tenho que compartilhar a mesma opinião e desgosto. [...]

    Fiquei muito contente com teu retrato, que está pendurado junto ao do meu esposo.

    Minha casa tem seis aposentos, com magnifica vista, de um lado para a serra e muitos povoados, do outro para o mar, ilha e a Serra dos Órgãos. Começo com: 1) A sala de bilhar, que é pintada simplesmente de verde e tem uma magnifica mesa de bilhar; 2) A sala de musica, que tem nas paredes pinturas de todos os pássaros e arvores do Brasil, as poltronas e mesas de bois du Brésil, com bronze e junco, por causa do calor; três lindos pianos e duas arcas sobre as quais há vasos de alabastro e porcelana com paisagens, além de um magnífico relógio de bronze. As portas e sacada são de pau-brasil com trabalhos de bronze 3) A sala de festa, com quatro colunas com trabalho em bronze, representando cenas mitológicas, além de vasos de alabastro e porcelana com paisagens e candelabros de bronze. As poltronas e mesas de madeira amarela e marron de Macau, com figuras entalhadas, que são muito valiosas e singularmente belas. As tapeçarias são de veludo branco, as cortinas de musselina com franjas douradas. O teto é maravilhoso, com cena de mitologia pintada por um francês. 4) O gabinete de toalete, de musselina branca com tafetá rosa sob dois cortinados, no meio de dois Eros de bronze adornados com guirlandas de flores, segurando de um lado um toalete masculino, do outro um feminino de platina, feito na Inglaterra, que é muito bonito, mas tão pesado que não consegui manejá-lo; na primeira noite, para meu constrangimento, me despi ajudada pela rainha e pela cunhada, o príncipe diante do rei e do cunhado Miguel. 5) O quarto de dormir de musselina branca e rosa, adornada com guirlandas de flores e enfeites dourados e cortinados, uma cama como casa com um cortinado bordado em ouro, segurado pela águia real e Eros. Temíamos que desabasse, mas nos garantiram que não há perigo; a cama tem uma colcha de rende de Bruxelas, que custou quarenta mil francos e é maravilhosa; agora temos uma bordada com um tecido escarlate, uma vez que as noites aqui geralmente são frias; além disso tenho nesse quarto o retrato do querido papai, dois armários com relógios e vasos, além de escrivaninha e canapé de musselina, para dormir a sesta ou para o príncipe dormir quando tem seus ataques de nervos; além disso há um gabinete, que é bastante necessário e onde está tudo que é de prata. Depois o guarda-roupa e um gabinete; logo em seguida quatro aposentos para o pessoal de meu esposo e um onde se veste; em todos os quartos há sacadas e quatro portas, onde temos um pequeno corredor em que ficam pássaros e os cães de caça durante o dia, para que o calor não lhes faça mal. Embaixo há quatro quartos para as minhas açafatas e duas retretas, que são feias como a peste; além delas, minhas moças de lavabo, que são duas negras. (p.325-326)

    Nota:Carta entre Maria Leopoldina da Austria (1897 – 1826), casada com D. Pedro em 1817, a primeira Imperatriz do Brasil entre 1822 e 1826, e sua irmã, Maria Luisa de Austria (1891 – 1847), Imperatriz da França e Rainha da Itália, de 1810 a 1814, e em breve período, em 1815, como segunda esposa da Napoleão, e Rainha Duquesa de Parma Placência e Guastalla, de 1814 a 1847.

     

    Original alemão, depositado no Arquivo Nacional da Áustria/Acervo Montenuovo.

    Fonte: D. Leopoldina. Cartas de uma imperatriz. São Paulo : Estação Liberdade, 2006.

     

    ttt
    PTCD/EAT-HAT/11229/2009

    Please publish modules in offcanvas position.