Filter

    Palacete de João Evangelista Teixeira Leite Jr., 1912 - anúncio leilão

    Palacete de João Evangelista Teixeira Leite Jr., 1912 - anúncio leilão
    Brazil
    XX

     

    NOTA: Anúncio de leilão do Palacete de João Evangelista Teixeira Leite (1839-1912), situado na rua São Clemente 320, projeto atribuído ao engenheiro e arquiteto José de Magalhães.
    O anúncio traz descrição do imóvel de dois pavimentos situado em ampla chácara, em área nobre da cidade.

     

     

    Importantissimo leilão

    Esplendido Palacete

    Edificado na mais formosa chácara desta capital todo construído de cantaria externamente, de pedra e cal e grossas paredes, feito a capricho para residência de seu ilustre proprietário.

    Castello estylo renaissense, construcção moderna, construído sobre um plateaux formado por uma rocha com largas elegantes escadarias com amplas accommodações para família de tratamento.

    Vastissima e formosa chacara com lindíssimos parques tendo a rua central guarnecida de palmeiras com largo portão na frente e casa para porteiro, grossas paredes com gradil de ferro na frente, medindo de largura 91.50 e grande extensão até as vertentes.

    Sito a’ 320, rua de S. Clemente, 320 (antigo n. 144).

    J.Dias.

    142. Escriptorio e armazém rua do Hospicio, 142. Por alvará de autorização do Exmo. Sr. Dr. Juiz de Direito da 2º vara de Orphãos e conta do espolio de João Evangelista Teixeira Leite.

    Vendera’ em Leilão

    Terça-feira, 5 de novembro

    No próprio palacete.

    As 4 ½ horas da tarde.

    Em frente ao mesmo.

    A formosa e vastíssima chacara com largo portão tendo dependência para porteiro, gradil de ferro sobre muralha de cantaria, arvores fructiferas formosas e grandes mangueiras, grandes parques grammados, numerosas arvores fructiferas, lindos jardins, lagos, estufas e majestosa rua central de palmeiras tendo de frente a chacara 91.50, extensão do parque 119,80 até a escadaria que da acesso ao palacete e dahi até as vertentes com matas, aguas nascentes em abundancia, ruas, pomares, caixas para agua, lavanderias, predio onde se acha a cocheira com largo portão e dependências para criadas, banheiros e depósitos, etc., etc.

    O palacete de estylo Renaissance, de esmerada e solida construcção, todo de cantaria, grossas paredes de pedra e cal, tendo no centro formoso torreão ladeado por duas elegantes escadarias de cantaria construído sobre um plateaux formado por uma rocha, construído a capricho para residência do seu ilustre proprietário, com amplas e esplendidas accommodações para família de tratamento, em dous pavimentos.

    Sendo pavimento térreo

    Dividido em salão de entrada, saleta, sete bons quartos, passagem com larga escadaria para o pavimento superior, grande salão de jantar, copa, cozinha, banheiro, despensa, etc. e área interna.

    Pavimento superior

    Grande salão de visitas estylo Imperio, com varanda em volta, descortinando-se maravilhoso panorama, sala de musica, passagem da escada, arca e 9 esplendidos dormitórios, todos com janellas em volta, banheiro, etc., etc., illuminação a eletricidade e a gaz.

    Os senhores pretendentes, com permissão da Exma. familia ai residente, poderão visitar o prédio e a chácara, todos os dias do meio-dia às 5 horas da tarde.

    Chama-se a attenção dos srs capitalistas para este esplendido palacete e a formosa chácara bem situada uma das mais valiosas dessa cidade.

    O Sr. arrematante garantirá seu lanço com um signal de 20% no acto de arrematar.

    Para mais informações com o anunciante em seu armazém à rua do Rosario n. 142.

     

    Fonte: Importantissimo leilão, Esplendido Palacete. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 31 de outubro de 1912. Disponível em: <http://memoria.bn.br/docreader/364568_10/12797>. Acesso em 26 mar. 2021.

     

    Coordenação: Ana Pessoa (FCRB), 2020

    Edição: Andreza Baptista (PCTCC/FCRB)

    Pesquisa: Ana Pessoa (FCRB), Ana Lúcia V. dos Santos (EAU/UFF) e Andreza Baptista (PCTCC/FCRB)

    ttt
    PTCD/EAT-HAT/11229/2009

    Please publish modules in offcanvas position.