Filter

    Inventário do imóvel à rua Guanabara

    Inventário do imóvel à rua Guanabara
    Brazil

    Inventário do imóvel à rua Guanabara, futuro Paço Isabel, 1865


    Descrição dos bens móveis realizada pelo Mordomo da princesa, o arquiteto José Maria Jacyntho Rebello, por ocasião da compra da propriedade. [Paço Isabel]


    Inventário dos bens do  imóvel elaborado pelo Mordomo José Maria Jacintho Rebello  Apud PEIXOTO, Gustavo da Rocha. "Arquitetos do Brasil Imperial: a obra arquitetônica dos primeiros a alunos da Academia Imperial de Belas Artes". Tese de doutoramento, IFCS/UFRJ, 2004 .p.307-310.

     

    Descrição do imóvel

    A portada de cantaria dava acesso a um vestíbulo onde havia 4 estátuas de ferro representando as quatro partes do mundo e sustentando lampiões de gás.

    No interior pelo lado Norte.

    Salão de visita mobília dourada e estofada em seda escarlate de dezoito peças, um sofá de meio de sala (conversadeira), dois consoles com tampos de mármore, três grandes espelhos com molduras douradas, um relógio de bronze, quatro candelabros e um lustre de bronze dourado para 28 velas, onze pares de cortinas em seda escarlate. Nessa sala abriram-se três porta-sacadas de frente e (3?) de ado – decoração dourada e paredes apaineladas, pintadas a fresco com filetes dourados.

    Seguiam-se cinco quartos de 2 janelas de cada lado:

    1º. Quarto N - peças em jacarandá: sofá, quatro cadeiras, toilette, duas étagères, e mesa oval. Estofamento de seda em cor de pérola, espelho oval com moldura dourada, seis cadeiras de charão francês, marchetadas de madrepérola.
    2º quarto N – móveis de jacarandá: guarda-roupa (obra de talha com espelho), cômoda com tampo de mármore, lavatório, chaise longue, mesa de cabeceira, duas cadeiras de braços, quatro cadeiras simples.
    3º quarto N – peças de mogno: cama, mesa de cabeceira, lavatório, toilette, cômoda com tampo de mármore, sofá, dois cabides para roupas e toalhas.
    4º quarto N – peças de mogno: cama, cômoda, guarda-roupas, lavatório, cabides para roupas e toalhas, mesa de cabeceira, duas cadeiras.
    Sala de jantar particular – peças em mogno: dois aparadores com prateleiras, um aparador com armário para prataria, mesa, nove cadeiras e sofá, relógio com caixa de música, lustres de bronze com três luzes, flores de porcelana, ao canto lavatório fixo.

     

    Do lado Sul

    Sala de Espera e de visitantes com três portas-sacadas de frente (3?) de lado – peças em mogno: Quatro sofás, seis cadeiras de braço, seis simples, conversadeira para quatro pessoas, quatro poltronas estofadas de marroquim verde escuro, duas de marroquim azul escuro, duas meses quadradas, duas ovais para jogo, dois consolos, um piano de cauda da marca Henn Hezz, lustres de bronze dourado com pingentes de cristral e vinte velas.

    Biblioteca – Moveis em carvalho: armário (obra de talha com portas de vidro) cofre com segredo em ferro, sofá, duas cadeiras de braço e quatro simples estofadas em couro, um bureau e sua cadeira.

    Dormitório – móveis em jacarandá: cama com embutidos de pau rosa, lavatório, guarda-roupas com espelho, cômoda com tampo de mármore, mesa de cabeceira, quatro cadeiras e dois cabides.
    3º. aposento S – móveis de érable: Guarda-roupas com espelho, toilette, lavatório, mesa de charão francês, sofá, duas cadeiras de braço e dois bancos redondos todos estofados de lá verde matizada de cores.
    4º. aposento S – móveis em jacarandá: cama com embutidos de tartaruga do Para, guarda-roupa, cômoda com tampo de mármore, lavatório, chaise-longue; mesa de cabeceira, cadeira de braços e duas cadeiras simples.
    5º aposento S – peças de mogno: Armário com portas de vidro, mesa oval, sofá, cadeira de balanço, duas cadeiras de braços, seis simples, cômoda. Ao canto lavatório fixo.

     

    Ao centro


    Varanda interior: formava uma espécie de Pátio Espanhol; móveis em junco: quatro sofás, dezesseis cadeiras de braços, doze simples, duas mesas redondas e duas cadeiras de balanço.

     

    Sem localização precisa na geografia da casa:

    Banheiro – banheira de vinhático forrada de chumbo com chuveiro; espelho oval; sofá e cadeira de mogno estofado.

    Grande salão de jantar [Segundo Paulo Santos ficava aos fundos] moveis de madeira exótica, mesa para dezoito tábuas, 24 caeiras estofadas de couro dourado, dois aparadores com armário, lustre de bronze dourado com 15 velas.


    O Térreo tinha a mesma planta do sobrado.

     

     

    Observações:

    Pesquisa e edição: Ana Pessoa (FCRB), 2020

    Colaboração Karolyna Koppke

     

    ttt
    PTCD/EAT-HAT/11229/2009

    Please publish modules in offcanvas position.