Filter

    Embaixada de D. Manuel I, 1515

    Embaixada de D. Manuel I, 1515
    Portugal
    XVII

    Embaixada de D. Manuel I ao Preste João, em 1515.

    AIN-TT. Corpo Cronológico, Parte 1ª, Maço 17, doc. 75. In  Dias, Ana Fernanda, “Um Presente Régio”. Humanitas, vol. 47. Coimbra, 1995; pp. 693-702.

     

    “Ho Barã d’Aluyto

    1. 8. Conheçeo e comfesou Lourenço Cosme, caualeyro da casa d’El-rey nosso Senhor, que ora Sua Alteza mãda ao Preste Joham, que recebeo de Rui Leyte, recebedor do thesouro da casa do dito Senhor, todalas cousas abaixo decraradas, as quaes per ele mamda ao dito Preste Johã e sam as seguĩtes:

                Item, primeiramente hũus paramẽtos de cama, de Ras, de feguras, a saber: ceo de hũ pano e cabeceira doutro, e outro pera ilhargas cõ seus alparauazes, os quaes panos e alparauazes sã os que Rui Leite tynha recebidos de Lopo Fernandez pera ysso, que tẽ estes synaes e medida, a saber: o çeo tẽ ẽ hũ cabo hu ẽperador com sua coroa na cabeça e outra na mão com que estaa hũua rainha e no outro cabo da parte direita estam quatro homes tamgẽdo trõbetas e nelas tẽ bãdeiras de damasco vermelho, que tẽ d’alto quatro couodos, duas terças e de largo outro tãto, guorneçido de tiras de lona, coiro e argolas, nouo. E outro pera a cabeceira, que tẽ no meo, ẽ cima, hũ lauatorio que lamça três canos d’agoa e ao pe dela hũ ẽxadrez em que estam jugamdo dous homẽs e duas molheres, que tẽ d’alto quatro couodos, duas terças e de largo cimquo couodos meo, nouo, guornecido de lona de teor, d’argolas e coiros. E o outro, que tẽ na parte ezquerda huus órgãos, os quaes estaa tãgẽdo hũua molher vestida d’azul e detrás estaa outra molher tamgemdo hũua arpa e outra molher camtãdo per hu cãçioneiro, que tem d’alto quatro couodos meo e de largo cimquo couodos e oitaua, guornecido de lona de tiras e coiro e argolas, nouo, com sete alparauazes, que se fezeram dos seis que tambẽ tinha recebidos de Lopo Fernandez, asy de Raas de figuras, que tẽ estes synaes e medidas, a saber: hũ deles na parte direita hũu lavatório, e hũa musica de três molheres e hũu homẽ e tẽ de comprido seys couodos terça e outro tem de comprido seis couodos 1/6 e de largo hũu couodo e tẽ no meo hũ homẽ vestido de uermelho e tẽ nas mãos hũ prastrão cõ sua faldra de malha pegada nele; e o outro tem de comprido seis couodos terças e hũ homẽ que vay ẽ cima d’ hũua mula cõ falsas rédeas azues, nouos. E dous que têm de comprido cad’hũ cimquo couodos e hũ couodo de largo e tẽ hũ deles em hũu cabo dous homẽs ẽ calças e ẽ gibam luitamdo e no outro cabo ouelhas; e o outro tem no meo hũu rey com as mãos cruzadas e detrás dele hu homẽ vestido de uerde com hũu liuro nas mãos. E o outro tem de comprido cinquo couodos terça e de largo hũ couodo, e te hũu lavatório amarelo e ao pee tem hũua diaboa cõ asas d’amjo, nouos, guornecidos e cosidos os ditos alpareuazes no dito ceo, framjados de frocadura larga de retros de cores e o dito ceo guorneçido per cima de lona em tiras com suas argolas e fitas de linhas e seus (sic) dobrados os ditos alparauazes e asy leuã a dita frocadura.

    E mais recebeo quatro cortinas que am-de seruir com o dito paramento de tafetá de cores, estritinho, a saber: duas d’hũa ilharga, de cimquo panos cad’hũa e duas d’oyto panos ca’hũa, e sam de comprido de cinquo couodos cada pano, guornecidas cõ fitas de cadarço e argolinhas…………………………………………….....................…iiij peças.

                Item, mais hũu pano d’armar, de Ras, de lam e seda e ouro, de feguras de estoria da Salue Regina, que tẽ Nossa Senhora com o Minino Jhesus nos braços e aos pees d’Ela estaa hũu arcebispo cõ hũa cruz de duas traueessas, em que á d’alto conquo couodos e oytaua e de largo omze couodos meo, guornecido de lona ẽ tiras e argolas e coiros…………………………………………………………………………….…j peça.

                E outro pano d’armar, de Ras, de lã e de seda, de feguras, que tem em cima, no meo, hũua molher nua cõ hũu farpão na mão e quer-lhe hũu homẽ dar cõ outro e estaa da parte direita dela vestido d’azul, e da parte ezquerda dela estaa estaa (sic) hũu poorco com hũu farpão tãchado ẽ sy, a qual molher estaa sobre hũu lauatorio que lança três canos d’agoa, que tem d’alto cinquo couodos e de largo cinquo couodos, 1/8, guornecido de tiras de lona, coiros e argolas, nouo……….............................…….j peça.

                E outro pano d’armar, de Ras, de lam e seda, de feguras, que tẽ no meo hũu rey velho e duas rainhas e ele estaa meo vestido de uermelho e azul e elas, a saber, hũa d’azul e a outra de uerde, e hà parte ezquerda deles estam três homes tamgẽdo tronbetas, nas quaes têm bandeiras vermelhas cõ laços azues, que tem d’alto quatro couodos quarta, e de largo quatro couodos, duas terças, guornecido de lona ẽ tiras, coiros e argolas,……………………………………………………………………………..j peça.

                E outro pano d’armar, de Ras, de lam e seda, de feguras, que tẽ na parte direita ẽ cima das três molheres nuas cõ senhos colares aos pescoços e aos pees delas estaa hũ home dormindo, vestido d’azul e no fuundo jũto da guartapisa estaa hũua ceruilheira, que tem d’alto quatro couodos e de largo quatro couodos, guornecido de lona ẽ tiras, argolas e coiros, nouo………………………………………………………………j peça.

                E outro pano d’armar, de Ras, de feguras, de lã e seda, que tem ẽ cima, na parte direita homẽs armados e no outro cabo estam molheres espamtamdo-se e no meo, da paret de baixo, estaa hũa  rainha vestida de uerde, que tẽ d’alto quatro couodos meo e de largo cimquo couodos guorneçido de tiras de lona, argolas e coiros, nouo………..j peça.

                Item, quatro almofadas, de Ras, de lã e seda, de feguras, a saber: duas com esperas e duas sẽ elas, todas de hũua sorte, guorneçidas de coiros roxos, com suas borlas de retros e algũu ouro, que tẽ de comprido hũu couodo meo e outro tamto de largo, as quaes leuam senhos recheos de canhamaço cheos de lam meirinha……………iiij peças.

                Item, hũua colcha d’olamda, que tem de largo quatro couodos, cimquo sesmas e seys couodos de comprido, com cimquo esperas…………………………………..j peça.

                Item, quatro guardaportas, de Ras, de figuras, de lã e seda, que tem hũa delas em hũu cabo hũua rainha vestida de uerde com quartapisa de cores e dyãte dela estaa hũa moça vestida d’azul com hũ perfumador nas mãos e a rainha tem a mão ẽ cima dele. E outra que tẽ hũ rei mancebo com çeiytro na mão, vestido d’azul e aos pees dele dous pages comẽdo maçãas. E as duas têm cad’hũua nos meos hũa mesa ẽ que jogam cartas  e hũa molher vestida de uerde com hũua confeitura nas mãos e outra que estaa metẽdo nela hũua colher e tẽ cad’hũa de todas quatro três couodos meo de comprido e de largo dous couodos meo, guorneçidas de lona ẽ tiras ẽ roda……………………….…iiij peças.

                Item, hũu bamcal de uerdura, de lãa e seda, gramde, que tẽ de comprido sete couodos, sete oytavas e de largo dous couodos, nouo, guorneçido de lona ẽ tiras...j peça.

                E outro bãcal de verdura, de lã e seda, que tem cinquo esperas e tẽ de comprido oyto couodos, quarta e de largo dous couodos, guorneçido de lona ẽ tiras………..j peça.

                Item, seys colchões gramdes d’olamda cheos de lam meirinha……...….bj peças.

                Item, hũu trauesseiro gramde d’olãda fina, laurado d’ouro de Frorẽça de lauor largo per comprido, fũdo e boca, asẽtado o dito ouro sobre lauor de retros carmesỹ…………………………………………………………………………….j peça.

                Item, quatro almofadas de cabeça asy da dita olamda e lauradas do teor do dito traueseiro per os ditos lugares, asy de lauor largo d’ouro sobre o dito retros..…iiij peças.

                E leuã seus recheos de fustam, a saber: o traueseiro o seo cheo de lã meirinha e as ditas almofadas de frouxel cõ alamares d’ouro de frorẽça nas bocas de todos..b peças.

                Item, quatro lemções d’olamda de quatro panos e de quatro varas cada pano……………………………………………………………………………..iiij peças.

                Item, hũu cobertor de damasco amareelo de seis panos e de seys couodos cada pano, antretalhado todo per quartapisas e no meo hũ laço de veludo [?], borlados e perfilados de retros carmesỹ e azul, barrado per de redor do borlado e forradas as ditas quartapisas do aueso per cima dos pomtos que parecia do dito borlamẽto, de tafetá azul…………………………………………………………………………...…….j peça.

    E ẽvorilhado ẽ hũa vara mea de lẽço de Rbiijº reaes vara………………………….j vara.

                Item, hũu dorsel de brocado de três panos e de sete couodos cada pano de comprido <sẽ alparauazes>, a saber: hũ no meo de brocado raso branco e <os> dous de brocado rico de pelo carmesỹ cõ seus alparauazes dos ditos brocados forrados de çatim e framjados de frocadura larga de retros azul vys, forrado de brocesy, e leua o dito dorsel no meo hũu escudo das ramas reaes ãtretalhado de sedas de cores e brocado e duas esperas do teor nas ilhargas dele, tudo borlado e perfilado de retros azul vys e carmesỹ e acima leua hũa cruz de Christos de çatim carmesỹ perfilada do dito retros <diz sẽ amparauazes na ẽtrelinha>, guorneçido cõ argolas de latã………………...j peça.

    E seis couodos de londras de ijcl reaes couodo e 2/3 de guita, ijcR reaes, vermelhos ẽ que vay ẽvolto…………………………………………………………….bj 2/3 couodos.

                Item, de toalhas d’olamda fina pera mãos seys peças de vara e mea cad’hũua……………………………………………………………………….…bj peças.

                Item, de guardanapos grandes da dita olãda doze peças………………...xij peças.

                Item, quatro mesas de toalhas de xbj quartas de quatro varas mea cada mesa………………………………………………………………………..……iiij peças.

                Item, dous fruiteiros d’olamda fina de duas varas 1/8 cad’hũa com tramças d’ouro de Frorẽça e retros carmesỹ, ogeteadas, asẽtadas nelas ao redor………....ij peças.

                Item hũua mesa framde, rica, marchetada, que veyo de Castela per Mestre Diogo com sete bisagras gramdes abertas, douradas d’ouro moydo e de folha com dous pees de bordos cõ suas correas de vaca, metida ẽ hũa arca de tauoado ẽ que vay por milhor guarda, calafetada e breada………………………………………………………...j peça.

                Item ,duas cadeiras d’estado guorneçidas, a saber: hũua de brocado de pelo roxo, d’asẽto e ẽcosto dele, e a outra de ueludo velutado carmesỹ, asẽtados o dito veludo e brocado com os crauos de rosas abertos, que fez Afonso de Seuilha, dourados, fram[ja]das de frocadura larga de retros de grada, de cores, a saber: a de brocado, azul e a outra de verde com suas traças d’ouro de Frorẽça ogeteadas, asẽtadas cõ as ditas framjas, metidas ẽ fundas de pano da Rochela………………………………...…ij peças.

                Item, hũuas coiraças ricas de brocado carmesỹ e branco antretalhadas de veludo cramesỹ, borladas e perfiladas de retros azul vys com seu colarinho e fralda e ezcotaduras, tudo dourado, com sua guorniçã de prata alinada (sic), a saber: dez fiuelas cõ suas charneiras e biqueiras e três tachões cad’hũua, postos ẽ tecidos de retros carmesỹ cõ verdugos d’ouro pelo meo……………………………………………..j peça.

                            Com hũ saco de bocasỹ cheo de lã meirinha e hũa funda de pano de Ruão bicotes. E ẽvorilhados ẽ hũ pano de linho de vara mea, cõ algodã e ẽ hũ couodo de lôdres branco d’avaliaçam de iiijcR reaes couodo………………………….…j vara mea.

           J couodo.

                Item, hũu capacete com hũ escudete d’ouro panacho com crauos d’ouro ao redor de rosas esmaltadas e asy o dito escudete, esmaltado, guornecido de ueludo carmesỹ pela borda e cõ estofo de catĩ carmesỹ e seu corda de retros e ouro e bota e fiuelas ẽ que amda, douradas e tecido…………………………………………………………....j peça.

                E hũ barboto do teor, forrado de dẽtro cõ seu debrũu pera forra <do dito veludo carmesỹ> e amãtilhos de malha guornecidos de fiuelas aniladas <de> prata e tecidos, metidos ele e o capacete ẽ senhas fundas de lõdres branco, cubertas de coiro uermelho……………………………………………………………………………j peça.

                Item, hũua espada d’armas, que lh’ẽtregou António do Porto, dourada de nouo cabos e ferro e cõteira com sua bainha de veludo carmesỹ, cõ suas cintas de tecidos carmesỹs……………………………………………………………………………j peça.

                Item, outra espada de cortar com cabos e maçã dourada e bainhas de veludo pardo e ẽxarrafos d’ouro de Frorẽça e retros pardo e seu punho de veludo cõ cimtas de tecido e guorniçã de prata anilada……………………………………………...…..j peça.

                Item, quatro tauoas gramdes de Nosa Senhora, pintadas e douradas, ẽ partes, ricas, metidas ẽ hũa arca grande ẽ que vam por sua guarda, calafetada e breada………………………………………………………………………...…iiij peças.

                Item, dous órgãos com seus foles e todos seus comprimentos, motidas as caxas deles ẽ duas arcas grandes e os canos ẽ quatro caxoes evoltos ẽ lãa por milhor guarda, breados e calafetados……………………………………………………………..ij peças.

                Item, cem piques d’armas cõ seus ferros estanhados……………….…….c peças.

                Item, mea dúzia de lamças cõ seos ferros e cotos dourados e as astes sam de costa e os ferros cõ suas fumdas de coiro vermelho forradas de dẽtro……….….bj peças.

                Item, cem espadas nouas ẽvernizadas cõ suas ẽxarrafas de barbilho……..c peças.

                Item, cem cosoletes cõ suas ciladas…………………………………...….c peças.

                Metidos ẽ seis pipas……………………………………………...………bj peças.

                Item, dous synos grandes que pesãa, a saber: hũ deles quatro quintaes meo e duas liuras e o outro cinquo quintaes e três liuras, os quaes vã postos ẽ suas porcas, com guorniçõis de cintas  grades de ferro e barroes e seus badalos…………………...ij peças.

    Item, cem liuros da Vida e paixã dos marteres ẽcadernados de tauoas, meos cubertos de coiro………………………………………………………………….c peças.

                Item, cem liuros de oras de Nossa Senhora, grandes, ẽ lingoagẽ, ẽcadernados de tauoas e cubertos de coiro………………………………….……c peças.

    Item, cẽ liuros da Destruiçã de Jerusalem  ẽcadernados de purgaminho…c peças.

    Item, trimta liuros cataçismos, ẽcadernados de tauoas, meos cubertos de coiro……………………………………………………………………………xxx peças.

    Item, mil cartinhas ẽcadernadas ẽ purgaminho………………………..…..j peças.

    Item, cẽ cõfisyonarios de Resẽde, ẽcadernados de purgaminho………….c peças.

    Item, dous almofreixes gramdes de Rochela guarnecidos de coiro de vaca, forrados de lona cõ suas çimtas do dyto coiro, nouos………………………...….ij peças.

    Item, de canhamaço quarẽta sete varas 1/6 d’avaliação de trinta cinquo reaes vara, ẽ que vam as roupas ẽvorilhadas dẽtro nos tonees……………….….Rbij varas 1/6.

                Item, hũu arnês comprido, dourado ẽ partes, guorneçido de correas e fiuelas, tudo de nouo, e tem todo seu comprimẽto cõ seu elmete e toda armadura de pernas e braços sẽ lhe faleceer  peça algũa e sua reste tambẽ dourada, ẽvorilhado todo, peça por peça ẽ sete couodos de pano da Rochela, d’avaliaçã de cẽto cimquo reaes couodo…………………………………………………………………………..….j peça.

                Item, hũuas cubertas d’aceiro de caualo, de todo compridas, guorneçidas todas de nouo de tecidos e correas, forradas de veludo carmesỹ e fiuelas e charneiras, tachões, tudo dourado e crauadas cõ bocetes e rosetas douradas e de dẽtro forradas de coiros de godomecil e na testeira hũ ferro cõprido e outro que he cano pera penacho e porcas de parafuso, todas ẽvorilhadas ẽ doze couodos de pano de Rochela d’avaliaçã de cẽto cimquo reaes couodo.

                Item, hũua seela de brida, que serve com (?) ditas cubertas, cõ sua fumda de veludo carmesỹ e espẽdas forradas dele, framjada de retros azul vys cõ seus arções d’aceiro, com looros e cilhas cubertas do dito veludo carmesỹ cõ seus ferors odurados e estribos e esporas e brida, tudo dourado, e suas fiuelas e correas cubertas de veludo carmesỹ e parafusos cõ que se crauã os ditos arções, toda guorneçida asy de nouo. Ẽvorilhada toda ẽ pano de Rochela, ẽ quatro couodos de cb reaes couodo.

                Item hũus guornimentos de caualo, de brida que seruẽ cõ a dita sela e cubertas, a saber: cabeçada, peitoral e retranca e rédeas, tudo cuberto de veludo carmesỹ framjados d’ouro de Frorẽça e retros carmesỹ cõ toda sua guorniçã de ferros dourados e per cima dos ditos veludos muitas esperas de lata douradas asẽtadas, forradas de nouo de damasco de grã, ẽvorilhados todos ẽ três couodos de pano da Rochela de cb reaes couodo.

                Item, hũua peça d’ezcarlata […] vermelha ẽ que ouue vymte cimquo couodos terça d’avaliaçam […] couodo. Foy do Barão……………….…………xxb couodos 1/3.

                E vay ẽuorilhado ẽ três couodos terça de bocasỹ de quarenta reaes couodo….....................................................................................................iij couodos 1/3.

                E metida ẽ hũ saco de lona de duas varas mea de xxxb reaes vara.....ij varas mea.

                Item, hũu calez de prata todo dourado com sua patena e c~painhas, com esmaltes no cano e na maçãa, laurado de romano, que pesa quatro marcos, hũa onça 1/8.…j peça.

                Item, outro calez de prata com sua patena, dourado ẽ partes e lavrado de romano, que pesa asy dous marcos, seis onças, quatro oytauas mea. Vam, embrulhados em três varas de pano………………………………………………………......…j peça; iij varas.

                Item, dous castiçaes de prata pera latar, de pomtes e obra romana de cizel ẽ partes, que pesa anbos seys marcos, três onças e três oytavas…………………...ij peças.

                Item, hũua cãpainha de prata lavrada, de çizel, ẽ partes, que pesa hũu marco, hũa oytava, cõ hũa borla de retros…………………………………………………..….j peça.

                Item, hũu tribolo de prata laurado de romano cõ suas cadeas e manipolo, que pesa três marcos, sete oitavas mea……………………………………………...….j peça.

                Item, duas galhetas de prata lauradas de romano, que pesam anbas hũu marco, quatro onças e mea oytava……………………………………………….………ij peças.

                Ẽvorilhadas todas estas peças de prata ẽ três varas de Bretanha de Rbiij reaes…...................................................................................................................iij varas.

                Item, hũa vestimenta e duas almategas de brocado Minho (sic) roxo cõ sauastro de damasco roxo apedrado de troçaes, forradas de bocasỹ e framjadas de retros verde, cõ todos seus meudos e cõprimẽtos e aluas de lemço cõ seus regaços e bocaes nouos

    <as almategas cõ cordõis>………………………………………………..…….iij peças.

                Item, hũua capa de brocado minhoto carmesỹ cõ suastro de damasco roxo, de troçaes e capelo dele, franjada de retros azul e forrada de bocasỹ. Digo que as almategas acima descritas leuã cordões cõ borlas do dito retros verde………………….……j peça.

                Item, hũu frontal de quatro panos, a saber: três de borcado Minho (sic) carmesỹ e hũ de damasco roxo apedrado, de hũ couodo ¾ cada pano, forrado de bocasỹ e seu pano dele pera se ter no altar, com frocadura larga de retros azul………………....j peça.

                Item, hũua cortyna de brocado minhoto carmesỹ pera altar de […] panos e de […]couodos cada pano sem os alparauazes, a saber: […] do dito brocado e hũ no meo de çatim pasado d’ouro e seus alparauazes do teor, forrada de bocasỹ e frãjada de frocadura larga de retros azul, guorneçida com suas argolas e fitas de linhas…...j peça.

                Item, outra cortina d’altar de damasco alionado e azul, de […] panos de […} couodos cada pano de comprido, a saber: […] do dito damasco alionado e hũ no meo d’azul e seus alparauazes framjados de retros laramjado, de frocadura larga e forrada de bocasỹ e guorneçida de duas argolas de latã e fitas de linhas…………………..…j peça.

                Item, hũa vestimenta e hũ frõtal de damasco alionado cõ savastro de damasco azul e o frõtal cõ hũ pano dele no meo de cinquo panos forrados de bocasỹ e framjados de retros larãjado e a vestimenta cõ todos seus comprimentos e alua de lẽço…...ij peças.

                Item, hũa caxa (sic) d’ouro pera ter corporaes, cuberta de forra de veludo carmesỹ e de dẽtro forrada de damasco cõ crauaçã dourada……………………….j peça.

                E quatro corporaes cõ duas paulas d’olamda…………………………...iiij peças.

                Item, quatro toalhas d’olamda per altar, de três varas cad’hũa…………iiij peças.

                Item, hũuas obradeiras de ferro pera fazer ostias…………………………..j peça.

                Item, duas pedras d’ara……………………………………..…………….ij peças.

                Item, hũu misal do costume dos dominicos…………………………..……j peça.

                Item, hũ bautisteiro………………………………………………………....j peça.

                Item, hũu liuro gramde das oras de rezar, de letra de mão, de purgaminho eluminado, cõ hũua fumda de veludo preto forrada de brocada raso e dous barões d’ouro ẽ que se põe as brochas; e as ditas brochas sã de prata anilada e sobre a sita fumda, por ser açafada, lhe pôs outra de veludo carmesỹ cõ a …s(?)……………………….…j peça.

                Item, biij tachas pera se lá cravarẽ os cẽ piques que ficã atrás……..….biijº peças.

                Item, hũa arca muito grade, mayor que d’hũua ẽ carga, de coiro cortido preto cõ sua ferragẽ estanhada……………………………………………………………....j peça.

                Item, sete tonees machos, nouos, nos quaes tonees e arca va metidas todalas cousas acima contidas por milhor guorda. E porque he uerdade que o dito Lourenço Cosme recebeo do dito Rui Leyte, per mãdado d’El-Rey nosso Senhor, todalas cousas neste conhecimento decraradas pera as leuar ao Preste Johã, lhe deu delas este conhecimento. Feyto per mĩ, Jorge Correa, escriuão do thesouro, ẽ Lixboa a xxiij dias de Março de jbcxb annos.

                Lourenço de Cosmo                            Jorge Correa

    E mais recebeo o dito Lourenço Cosme de Rui Leite sesẽta varas 5/6 de corda grosso de barbilho branco e vermelho, que pesam setemta sete onças……bxxbij onças.

    Jorge Correa                                        Lourenço de Cosmo

                E recebeo mais o ditto Lourenço Cosmo de Ruy Leite hũa quaixa forrada de panno azul, em que vam as cousas da cama metydas, a saber: trauyseyros d’ouro e assy outras cousas…………………………………………………………………...…..j peça.

                Lourenço de Cosmo                            Francisco Gonçalvez

                E mais reçebeo ho dito Lourenço de Cosmo de Ruy Leite hũ lyuro de rezar das oras de Nossa Senhora, que ha Rainha nossa Senhora lhe mandou ẽtregar per Aldonça Çoarez, sua camareira, o qual lyuro he de purgaminho , de letra de mão, ẽlumynado todo de images e cuberto o dito lyuro de borcado de pelo pardo, ryco, forado de çety carmesỹ, cõ hũ regysto d’ouro fyado e aquayrelado cõ hũa traça d’ouro e com quatro ẽxarrafos de prata e ouro e duas brochas de prata de fylagrana douradas, ẽ que estam senhos escudos, ẽ que estam ẽ cad’hũ deles dous lobos por armas, o qual lyuro, que ele Lourenço de Cosmo assy recebeo, a Raynha manda à molher do Preste………….j peça.

                E assy reçebeo mais o dito Lourenço Cosmo de Ruy Leite hũ menino Jhesu cõ hũa coroa d’ouro na cabeça, a qual coroa d’ouro he de folha de Frandes dourada, cõ hũ diadema da mesma maneira e com hũa camesinha d’olao, cõ chapary pólo cabeça e bocaes das mangas, dourada, e assy leua hũa maçãa dourada na mão, o qual Menyno he pera o Preste. E porque hassy recebe as ditas cousas, fiz este conhecimento assynado por my e por ele. Ẽ Lisboa no (?) primeyro d’Abryl de bcxb annos……………….j peça.

    1. L. de Cosmo Francisco Gonçaluez
    ttt
    PTCD/EAT-HAT/11229/2009

    Please publish modules in offcanvas position.